• 06.07
  • 2011
  • 13:26
  • Portal da Propaganda

Grandes nomes da imprensa nacional e internacional reunidos no maior congresso de jornalismo do Brasil na Universidade Anhembi Morumbi

Publicado no “Portal da Propaganda” em 30 de junho de 2011

Mais de setenta palestras e cursos e cem palestrantes, entre eles personalidades do mundo jornalístico como Juca Kfouri (ESPN), Renata Lo Prete (Folha de S. Paulo), Fernando Mitre (Band), Heródoto Barbeiro (Record), Ricardo Boechat (Band), Marcelo Tas (Band), Marta Salomon (Estadão), Ricardo Noblat (O Globo), Miriam Leitão (TV Globo), entre outros, estarão reunidos no 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, realizado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) de 30 de junho a 02 de julho na Universidade Anhembi Morumbi, no Campus Vila Olímpia, em São Paulo.

O tema central do encontro é o jornalismo on-line e os desafios para a reportagem investigativa na plataforma digital. A respeito deste assunto, uma das participações mais aguardadas é a do jornalista islandês Kristinn Hrafnsson, número dois do Wikileaks que assumiu a dianteira do site após a prisão de seu idealizador, Julian Assange. Ele participará de duas mesas que acontecem no dia 01 de julho.

A cobertura dos megaeventos também está na pauta da programação, com mesas de discussão voltadas à cobertura da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016 com participação de especialistas brasileiros e estrangeiros como Andrew Jennings, repórter britânico banido pela FIFA por revelar negociatas da federação com o setor privado.

“A combinação de assuntos relevantes e o debate entre profissionais da mais alta competência enriquecem as reflexões e fazem com que o evento, a cada ano, supere as expectativas do público”, afirma João Garção, diretor da Escola de Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi.

O evento ainda promoverá cursos sobre técnicas de Reportagem com Auxílio do Computador (RAC), uso de ferramentas do Google, leitura de balanços das empresas, investigação de gasto público, narcotráfico, lavagem de dinheiro, assim como painéis sobre os conflitos no mundo árabe, cobertura de terremotos, crime organizado, política e economia.

 

Sobre a Anhembi Morumbi

A Universidade Anhembi Morumbi, uma universidade de fronteiras e mentes abertas, conta hoje com mais de 30 mil alunos. Desde 2005 faz parte da rede internacional de universidades Laureate, a maior do mundo, presente em 28 países, com mais de 55 instituições de ensino superior, 100 câmpus, totalizando cerca de 600 mil alunos.

São oferecidos programas de graduação, graduação tecnológica e pós-graduação lato e stricto sensu. Possui sete escolas, abrangendo as áreas de Ciências da Saúde; Turismo e Hospitalidade; Negócios e Direito; Artes, Arquitetura, Design e Moda; Comunicação; Engenharia e Tecnologia; e Educação. Seus cinco câmpus estão localizados na Avenida Paulista, na Vila Olímpia, no Centro, no Morumbi e no Vale do Anhangabaú.

A Universidade Anhembi Morumbi possui laboratórios de última geração e diferenciais como o International Office que já enviou, desde 2006, mais de mil alunos do Brasil em cursos no exterior e recebeu uma centena de estrangeiros em cursos em São Paulo. Outras vantagens são programas de dupla titulação – permitindo ao aluno ter diplomas validados no Brasil e em outros países -- e o Global Career Center, um portal com 65 mil oportunidades de estágios e postos de trabalho no Brasil e no exterior.

 

Assinatura Abraji