• 20.03
  • 2007
  • 16:36
  • Site Desenvolvimento Humano

Grande imprensa faz curso do IAS e da Abraji

Representantes dos maiores veículos da imprensa brasileira participaram nos dias 19 e 20 do primeiro curso presencial Jornalismo para o Desenvolvimento Humano, promovido pelo Instituto Ayrton Senna (IAS) em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). O curso foi realizado na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap).

Jornalistas da TV Globo, dos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, das revistas Época e IstoÉ e outros veículos importantes aprenderam a fazer reportagens usando o computador, principalmente as planilhas Excel, que permitem fazer muitos cálculos em pouco tempo e comparar grandes quantidades de dados. Tiveram aulas também sobre que tipo de informação podem extrair do Atlas do Desenvolvimento Humano, do Pnud, um banco de dados com informações de todos os municípios brasileiros. O curso também abordou as Metas do Milênio e análise de indicadores de educação.

Foi criada uma lista de discussão para que os participantes do curso possam trocar informações sobre Desenvolvimento Humano e técnicas de cobertura. A lista é aberta a todos. Clique aqui para ler as instruções para se inscrever.

Nos dias 26 de março e 22 de abril, terá início o primeiro curso on-line sobre cobertura de Desenvolvimento Humano, promovido pelo IAS e pela Abraji, com apoio do PNUD. As inscrições estão encerradas, com cerca de 100 inscritos. A abertura de inscrições para o próximo curso on-line, que acontecerá entre 28 de maio e 24 de junho, será informada no site Desenvolvimento Humano e Jornalismo. Para mais informações, clique aqui.

Assinatura Abraji