- 22.11
- 2023
- 09:30
- Abraji
Liberdade de expressão
Governo federal condecora Dom e Bruno com insígnia da Ordem de Rio Branco
Foto: O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa da entrega de medalhas da Ordem do Rio Branco. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Em homenagem póstuma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva concedeu ao indigenista brasileiro Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips a insígnia da Ordem de Rio Branco, uma das mais altas condecorações do governo brasileiro que reconhece serviços meritórios e virtudes cívicas que se destacaram no país. A cerimônia ocorreu nesta terça-feira (21.nov.2023), no Palácio do Itamaraty, em Brasília.
Na cerimônia de condecoração, foi concedido aos dois o título no grau de Comendador. A homenagem foi recebida pelas viúvas de Bruno e Dom, Beatriz Matos e Alessandra Sampaio. Na lista de decretos de 20.nov.2023, é possível conferir outras personalidades que também foram condecoradas na ocasião.
Alessandra Sampaio e Beatriz Matos, viúvas de Dom e Bruno. Crédito: Bia Barbosa/RSF
Bruno Pereira e Dom Phillips foram brutalmente assassinados em junho de 2022, na Terra Indígena Vale do Javari, no Amazonas. O caso, que é acompanhado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), segue sem solução. As execuções do indigenista e do jornalistas também são acompanhadas pela Abraji, por meio do Programa Tim Lopes, uma resposta da organização à violência contra profissionais de imprensa e comunicadores no país.