• 09.12
  • 2008
  • 15:59
  • Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas

Governo adia projeto de acesso aos arquivos da ditadura

Na segunda-feira passada, o ministro dos Direitos Humanos, Paulo Vannuchi anunciou que o projeto do governo que daria acesso público aos arquivos da ditadura será adiado para o mês que vem.

Segundo o ministro, o adiamento foi acertado com a ministra da Casa Civil, Dilma Russef. A ministra sugeriu a mudança da data com o argumento de que a proximidade como fim do ano, atrapalharia a divulgação do tema.

A vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, Vitória Grabois, diz que a atitude já era esperada pois segundo ela “o governo sempre volta atrás quando se trata de abrir os arquivos da ditadura”. Vitória conta que até hoje muitos poucos arquivos foram abertos.

Porém, Vitória não culpa o ministro Vannuchi, que segundo ela “é o melhor ministro de direitos humanos que o país já teve”. Contudo lamenta que ele não possa agir sozinho, já que sofreria pressão de outros ministros, principalmente os militares.

Escute: A vice-presidente do Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro, Vitória Grabois, fala sobre a situação dos arquivos da ditadura no atual governo.

Assinatura Abraji