• 04.06
  • 2013
  • 08:59
  • Cleyton Vilarino

Globo News mostra bastidores de documentário sobre a vida de Tim Lopes

Dirigido por Bruno Quintella e Guilherme Azevedo, o documentário “Histórias de Arcanjo” mostra o homem por trás do jornalista Tim Lopes. Os diretores são velhos conhecidos de Tim. Guilherme foi colega de trabalho na TV Globo e Bruno Quintella é seu filho, hoje também jornalista. No programa Globo News Especial do domingo passado, dia 02 de junho, a equipe do documentário falou sobre o processo de produção e montagem do documentário.

“O jornalista consegue separar a vida profissional da vida pessoal? Quer dizer: o jornalista descansa? Não sei, acho que não. Então é uma homenagem ao jornalismo, ao homem e não ao mito”, explica Bruno, que ficou receoso de fazer o documentário logo que foi convidado por Guilherme.  “Eu fiquei um pouco desconfiado, mas ao mesmo tempo fui perguntar e fiquei mais tranquilo”. Em 2009 a dupla começou a produzir o documentário.

Dez anos depois da morte de Tim Lopes, o filme era lançado traçando toda a trajetória de Tim Lopes desde a TV Manchete até a TV Globo em 2012 e mostra um profissional humano e “presente”, como Joana Collier, responsável pela montagem do documentário, define. “Eu busquei a emoção mostrando a presença do Tim e não pelo drama, pela tristeza”.

Em 2012, o diretor Bruno esteve no 7º Congresso da Abraji para falar justamente sobre o filme e recebeu, em nome do pai, a homenagem póstuma a Tim Lopes nos dez anos de sua morte. Para este ano, aAbraji está trabalhando para organizar uma sessão do documentário no Rio de Janeiro durante o 8º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, que será realizado de 12 a 15 de outubro.“Ele não humanizava as matérias? Então a gente tem que humanizar o Tim também”, defende Bruno Quintella.

Assinatura Abraji