• 13.07
  • 2015
  • 14:33
  • -

Global Investigative Journalism Network consegue registro de organização sem fins lucrativos nos EUA

Logo GIJNA Global Investigative Journalism Network (GIJN) ganhou, na quinta-feira (9), o status formal de organização sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos. Com isso, a rede que agrega mais de cem associações de jornalismo investigativo de 53 países passa a poder receber diretamente recursos de outras organizações e de pessoas físicas.

Antes da mudança, a agremiação internacional de organizações sem fins lucrativos não era considerada pessoa jurídica. Fundada em 2003, ela recebia recursos para realização de suas atividades, voltadas ao aperfeiçoamento profissional e ao networking, por meio da Investigative News Network (hoje Institute for Nonprofit News, grupo que reúne mais de 100 organizações de mídia sem fins lucrativos), uma de suas integrantes.

Os associados decidiram em votação no ano passado que a GIJN deveria obter um registro formal para estar apta a receber verbas diretamente. Brant Houston, um dos fundadores da entidade que trabalhou no processo de obtenção do registro, o considera "um grande passo à frente para a rede, pois diversificará as fontes de financiamento para apoiar o jornalismo investigativo, ações de treinamento e networking". "A Abraji ajudou a fundar a Global Network e tem muito orgulho de ter participado dessa história desde o início", diz Fernando Rodrigues, membro da diretoria da GIJN e conselheiro da Abraji.

Para Rodrigues, "registrar a GIJN como organização sem fins lucrativos nos EUA garante à entidade o acesso a um dos mercados filantrópicos mais desenvolvidos do planeta". O diretor executivo da entidade, David Kaplan, completa: "esperamos que isso ajude a GIJN e todos os nossos membros, incluindo a Abraji, em nosso trabalho vital de fortalecer o jornalismo investigativo".

Em outubro de 2013, a Abraji e a GIJN realizaram a 8ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo no Rio de Janeiro, em parceria com o IPYS (Instituto Prensa Y Sociedad). A nona edição do evento acontece em outubro deste ano na Noruega e já está com inscrições abertas. Até 15 de julho, é possível se inscrever para concorrer a uma bolsa para ir à Conferência.

Assinatura Abraji