• 02.02
  • 2010
  • 16:56
  • Global Integrity

Global Integrity traça perfil da Abraji e fala de seu papel no acompanhamento dos gastos do governo

“Abraji arma jornalistas com informações e então permite que os repórteres façam o que fazem melhor – contar a história”. Assim foi a maneira como Global Integrity, uma organização sediada em Washington, definiu o trabalho da Abraji em sua página dedicada a relatar boas práticas de combate a corrupção pelo mundo.

Intitulado “Brazil 2.0: Journalists Go Online to Open Government Data”, o texto  destaca como o curso “Investigando o Gasto Público”, promovido pela Abraji em parceria com o  Contas Abertas, tem fornecido aos jornalistas brasileiros ferramentas para acompanharem as despesas do governo federal e os repasses para Estados e municípios.

A edição on-line do treinamento recebe inscrições até o próximo dia 9.

Na matéria, José Roberto de Toledo, coordenador de cursos da Abraji, ressalta que o objetivo do curso é fazer com que os jornalistas possam “não somente encontrar as coisas erradas, mas simplesmente descobrir para onde o dinheiro está indo”.

A global Integrity destacou ainda a ferramenta criada pela Abraji para auxiliar a cobertura do crime organizado. Acessível somente para sócios regulares, o banco de dados de operações policiais possibilita o cruzamento de informações sobre as várias operações e seus envolvidos.

Leia a reportagem completa aqui, em inglês.

Assinatura Abraji