• 19.10
  • 2016
  • 11:27
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GIJN cria Central de Ajuda para jornalistas

A Global Investigative Journalism Network foi criada em 2003 como uma rede que dava apoio à Global Investigative Journalism Conference, realizada bianualmente. Desde o início, o grupo compartilhava o espírito colaborativo e generoso com jornalistas de todo o mundo compartilhando idéias, fontes e histórias. Tanto a rede quanto a Conferência Global cresceram, e em 2012, o secretariado sem fins lucrativos da GIJN for criado para auxiliar no gerenciamento da conferência e para responder ao número crescente de pedidos de ajuda.

Desde então, a GIJN já recebeu mais de 3 mil consultas profissionais, de todas as regiões do mundo. A maioria das pessoas que escreve pede dicas de reportagem, de ferramentas e de técnicas, de localização de colegas e fontes; outros querem conselhos em startups e em organizações sem fins lucrativos, indicação de fundos e bolsas, prêmios, proteção e segurança, defesa legal, jornalismo de dados - e a lista de tópicos segue crescendo.

“Nós percebemos que a GIJN precisava ir um passo além para tornar nossa comunidade de experts ainda mais disponível,” diz Margo Torres, diretora de pesquisas da GIJN.

Para ajudar a lidar com a demanda, o GIJN criou uma central de ajuda formal para melhor organizar os seus recursos e para disponibilizar a expertise de sua rede global. A equipe entrou em contato com centenas de treinadores e de experts, que deram cursos e participaram de Conferências da GIJN, para criar um banco de dados internacional de especialistas.

“Nós tivemos uma resposta incrível a idéia de criar a Central de Ajuda,” disse Torres. “Nós já temos mais de 100 jornalistas, de 43 países diferentes, falando 26 línguas, dando conselhos e apoio a colegas de todo o mundo.” São especialistas em técnicas de reportagem, jornalismo de dados, angariação de fundos, prêmios e gerenciamento de organizações sem fins lucrativos.

Ao mesmo tempo, centenas de guias, dicas, e vídeos de conferências foram inseridos na Central de Recursos, que é integrada com a Central de Ajuda.

“O site da Central de Ajuda tem links diretos para os nossos recursos mais utilizados,” explica Torres, “e nós estamos procurando por novas contribuições de nossos leitores. Nós temos uma seção de contatos, onde os jornalistas podem perguntar questões específicas. Se a equipe da GIJN não puder ajudar, nós iremos ativar a nossa rede de especialistas de todo o mundo. Não há nada parecido com isso.”


Assinatura Abraji