• 15.04
  • 2011
  • 15:30
  • -

Geógrafo critica atual cobertura jornalística da Copa do Mundo e virá ao 6º Congresso propor novas abordagens

“Para democratizar a Copa do Mundo de 2014 é preciso convencer a sociedade agora de que isso é necessário. Mostrar que, assim como as ´gerais´ foram eliminadas do Maracanã e do Mineirão, também estão sendo excluídos moradores das áreas centrais do Rio”, afirma o geógrafo Chris Gaffney, que vem ao 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo para discutir a cobertura e impactos da Copa do Mundo e das Olimpíadas no Brasil.

No painel “Impactos urbanísticos das obras para Copa e Olimpíada no Brasil” o acadêmico norte-americano vai expor seus estudos feitos na Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre a influência de grandes eventos esportivos nas cidades-sede  e confrontá-los com técnicas de investigação jornalística, mostrando como jornalistas podem fazer uma melhor abordagem do tema. 

Gaffney afirma que a abordagem da Copa tem sido “péssima”, pois se limita a criticar atrasos nas construções de estádios em vez de questionar toda a estrutura envolvida. E aponta questões não respondidas: “por que um projeto de 2007 é tão demorado? Quem são as pessoas por trás dos eventos? Por que um evento precisa de tanta coisa? Por que subsidiar redes hoteleiras? Novas estruturas de transporte serão pensadas só para o evento? E a população?”.

O maior problema da cobertura, em sua opinião, é a forma como o esporte é tratado de maneira não politizada. “Acho que o jornalista tem um papel fundamental [de trazer] coisas muito além do esporte. Educar a população a pensar criticamente sobre esses eventos, a buscar mais trabalhos, moradias melhores. A copa tem um papel transformador, mas não tem sido usada para melhoria social. O jornalista tem que fazer a sociedade pensar nessas coisas”, diz Gaffney.

Para uma boa cobertura, ele acredita que seja necessário em primeiro lugar conhecer a trajetória política e econômica que envolve grandes eventos esportivos e o funcionamento de organizações como a FIFA e o Comitê Olímpico Internacional (COI).

 

 

 

6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
Quando: 30 de junho a 2 de julho de 2011
Onde: São Paulo - Universidade Anhembi Morumbi - campus Vila Olímpia - unidade 7 (Rua Casa do Ator, 275)
Inscrições: http://bit.ly/6congresso 

 

 

Assinatura Abraji