- 25.02
- 2009
- 12:18
- -
Fundo financia mídia independente na Tanzânia
O Tanzania Media Fund (TMF) anunciará em abril, os primeiros ganhadores de seu programa de subsídio a trabalhos jornalísticos. Criado no ano passado, o fundo procura promover independência e qualidade na mídia daquele país, com um foco particular em interesses públicos e jornalismo investigativo.
Para tanto, o fundo oferece uma recompensa para indivíduos e instituições envolvidos em produções jornalísticas (associações de mídia, ONGs etc) oficialmente registrados na Tanzânia. Além das gratificações, os selecionados ganham treinamento jornalístico.
Os projetos podem ser inscritos em diversas categorias e devem contribuir para uma das seguintes áreas: promover o debate de informações públicas e melhorar a transparência desses dados; aumentar a diversidade de vozes na esfera pública, em especial aquelas vindas das zonas rurais e de pessoas historicamente excluídas e apontar as principais causas de pobreza na Tanzânia.
O TMF é uma iniciativa de um grupo de chamados parceiros para o desenvolvimento da Tanzânia, a maioria órgãos dos governos da Holanda, Suíça, Dinamarca, Irlanda e Reino Unido. O fundo gerencia um montante de U$7,1milhões. Os custos operacionais representam cerca de 20% desse valor. Os 80% restantes são para premiações e programas educacionais. Todo ano, uma média de U$2 milhões é disponibilizada para premiações.