- 20.02
- 2009
- 16:10
- EFIJ
Fundo Europeu de Jornalismo Investigativo é criado para incentivar melhores práticas nos países da região
Com o objetivo de incentivar o jornalismo investigativo na Europa e a cooperação entre repórteres de diferentes nacionalidades, foi lançado nesta sexta-feira, 20, em Bruxelas, o Fundo Europeu de Jornalismo Investigativo (EFIJ, na sigla em inglês).
O EFIJ quer dar a jornalistas a chance de levar adiante seus projetos de pesquisa, pagando viagens e permitindo que eles tenham tempo hábil para suas investigações. Nesta primeira edição, o fundo vai distribuir 20 mil euros em dinheiro entre os selecionados, de acordo com a proporção e qualidade dos respectivos trabalhos.
Os projetos inscritos terão que envolver pesquisas internacionais, trabalho conjunto entre colegas de diferentes países, métodos de investigação inovadores e, ao mesmo tempo, serem originais e intensos. A divulgação do fundo europeu não deixa claro se brasileiros podem se inscrever.
O EFIJ diz levantar e distribuir os recursos de acordo com os princípios da transparência e da independência editorial. Ele é um projeto do Belgian Pascal Decroos Fond - organização que promove jornalismo investigativo na Bélgica- mas será transformado em uma entidade independente sem fins lucrativos.
Mais informações:
http://www.journalismfund.eu/