Funcionário do senador Chico Rodrigues hostiliza jornalistas
  • 26.10
  • 2020
  • 17:17
  • Abraji

Liberdade de expressão

Funcionário do senador Chico Rodrigues hostiliza jornalistas

Felipe Medeiros e William Kermes, jornalistas da Rede Amazônica, afiliada da TV Globo em Roraima, foram hostilizados, no dia 20.out.2020, enquanto aguardavam que o senador licenciado Chico Rodrigues (DEM-RR) fosse intimado pela Justiça. 

Há quase duas semanas, no dia 14.out.2020, o parlamentar, investigado por supostas fraudes, foi flagrado por policiais federais com dinheiro na cueca durante uma operação de busca e apreensão na casa dele.

Medeiros e Kermes passaram a manhã de terça-feira passada em frente à residência do senador, em Boa Vista, capital de Roraima. A equipe esperava a chegada do oficial de justiça que faria a intimação. O repórter cinematográfico William Kermes usou uma escada deixada na rua para tentar captar imagens internas da casa do senador.

Nesse momento, segundo os jornalistas, começou a abordagem agressiva por parte do zelador. O funcionário de Chico Rodrigues, cujo nome não foi revelado, se exaltou e gritou: “Saiam daí. Vão para a casa do c..., seus p..."

Os jornalistas tentaram se justificar, mas receberam cusparadas e xingamentos. Em plena pandemia, secreções do funcionário do senador atingiram a testa, a roupa e o celular do repórter Felipe Medeiros. Após concluir a produção da matéria, ele registrou um boletim de ocorrência sobre o caso na Delegacia Online de Roraima. 

O jornalista também procurou assistência sindical. O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), além de orientar o profissional, emitiu, na sexta-feira (23.out.2020), uma nota de repúdio que foi repercutida pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

A emissora também veiculou uma nota em vídeo: “A Rede Amazônica deixa claro que repudia qualquer tipo de agressão aos profissionais de imprensa, no exercício legítimo da função e se solidariza e apoia os colegas Felipe Medeiros e William Kermes”.

A hostilidade à imprensa cresceu nos últimos anos, segundo relatórios de várias organizações, como a Abraji, que registrou mais de 70 agressões físicas contra jornalistas em 2020, como fotógrafos e cinegrafistas.

Procurada pela Abraji, a assessoria de imprensa do senador que pediu afastamento do mandato afirmou que não conseguiu localizá-lo.

Imagem: Blog Sobretudo

Assinatura Abraji