• 18.08
  • 2009
  • 12:58
  • -

Fotógrafo da Folha de S. Paulo diz ter sido ameaçado por segurança da Igreja Universal do Reino de Deus

Luiz Carlos Gomes, fotógrafo da Folha de S. Paulo, diz ter sido ameaçado na madrugada desta sexta-feira, 14, por seguranças da Igreja Universal do Reino de Deus. Gomes estava acompanhado do motorista do jornal e fotografava a fachada de um templo, localizado na Avenida João Dias, em São Paulo.

Segundo o fotógrafo, ele fazia as imagens da calçada quando ouviu de um dos seguranças: “Não é para fotografar aqui”. Gomes não parou e um dos seguranças abriu o portão e foi em direção ao fotógrafo com a mão dentro do casaco, simulando estar armado. O segurança teria dito: “vou encher o carro de bala, se vocês não saírem daqui agora”.

Gomes abordou uma viatura que passava pela rua e relatou o ocorrido. O fotógrafo teria ouvido do policial: “É, desculpa amigo, mas não posso fazer nada. Os caras são da onze, são tudo polícia” [sic].

O jornalista e o motorista do jornal foram até o 11º  Distrito Policial de São Paulo e registraram boletim de ocorrência (BO).
Segundo o jornalista, o escrivão inicialmente não mencionou no BO que uma viatura esteve no local. Mas por insistência de Gomes, acrescentaram a informação.

Procurada pela Abraji, a assessoria de imprensa da Universal declarou: “a direção não se manifestou sobre o assunto ainda”. 

A Folha de S. Paulo publicou em 2007 reportagem sobre o comglomerado de empresas possuído pela Igreja Universal, o que gerou mais 100 ações judiciais de fiéis contra o jornal, por dano moral. A autora da reportagem, Elvira Lobato, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo no ano seguinte. No início deste mês, a Justiça abriu ação criminal contra dez membros da Igreja Universal do Reino de Deus, a pedido do Ministério Público. Eles são acusados de lavagem de dinheiro e de formação de quadrilha.

Assinatura Abraji