• 31.03
  • 2015
  • 09:31
  • Portal IMPRENSA

Fórum debate liberdade de imprensa e democracia no atual cenário do jornalismo

Diante dos resultados das eleições presidenciais e projetos já apresentados pelo governo que impactam diretamente no futuro dos meios de comunicação no Brasil, IMPRENSA Editorial promove o 7º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia. O encontro vai debater as questões da liberdade de imprensa no contexto das mudanças tecnológicas e legais que viverão os meios de comunicação em 2015.

IMPRENSA vai reunir profissionais, entidades de representação, professores e estudantes para as discussões, que vão acontecer no dia 4 de maio, em Brasília.

Desfrutando do direito à liberdade de expressão e de imprensa, o jornal satírico francês Charlie Hebdo era conhecido por usar seus traços e palavras com ironia e humor. Diante da barbárie do atentado ao jornal, o debate sobre a existência (ou a necessidade) de limites para a liberdade de expressão tomou novo fôlego mundo afora. O painel “Je suis Charlie: liberdade de expressão na ilustração jornalística” tratará sobre os limites éticos e direitos da imprensa, que tem se tornado alvo de demonstrações de ódio, desprezo e violência.

Em 2014, as discussões em redes sociais sobre as eleições fizeram aumentar em 84% a quantidade de denúncias de crimes de ódio cometidos na web, envolvendo atos de calúnia, difamação e preconceito. Segundo levantamento, obtido pela Folha de S.Paulo, 8.429 denúncias relacionadas a crimes de ódio na Internet e Facebook foram feitas entre 1º de julho e 6 de outubro de 2014. O painel “A linha ténue entre a liberdade de expressão e crimes na esfera digital” colocará estas questões em pauta.

O painel “Limites na criação publicitária: liberdade de consumo vs. controle e regulamentação” vai debater de que forma a ditadura do “politicamente correto” cerceia a liberdade de expressão e a criação publicitária. E como o fenômeno das redes sociais – com seu poder de destruição da imagem de companhias – influenciam no “excesso de cautela” por parte das agências. Somado a isso, está a discussão sobre a Resolução 163 do Conanda, que considera abusiva toda a publicidade e comunicação mercadológica dirigida à criança e ao adolescente, e proíbe essa prática, além do uso de personagens em anúncios e embalagens.

A participação no fórum é gratuita e as vagas são limitadas. Participe deste debate sobre a liberdade de imprensa e de expressão na mídia. Reafirme o seu direito de falar e ser ouvido.

 

Convidados confirmados 

Antônio Carlos de Almeida Castro (Kakay) - Advogado

Carlos André Eyer - Diretor Nacional de Criação da NBS

Carlos Latuff – Chargista

Ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha

Heraldo Pereira - Apresentador do Jornal Nacional e repórter especial da TV Globo

Jaguar - Cartunista

Luís Fernando Pimentel Mendes (Oscar) - cartunista e ilustrador

Mônica Spada e Sousa - Diretora Executiva da Maurício de Sousa Produções

Thiago Tavares Nunes de Oliveira - Presidente da SaferNet Brasil

 

Serviço

7º Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia

Realização: Revista e Portal IMPRENSA

Patrocínio: Organizações Globo

Data: 4 de maio de 2015

Local: Museu da Imprensa Nacional - auditório

SIG (Setor de Indústrias Gráficas) – quadra 6 – lote 800 – Brasília-DF

Inscrições gratuitas pelo site portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa

Assinatura Abraji