• 03.11
  • 2009
  • 11:22
  • Knight Center

Fórum Argentino de Jornalismo lança grupo experimental que irá realizar reportagens de jornalismo investigativo

O Fórum Argentino de Jornalismo (FOPEA) acaba de lançar sua Unidade de Reportagem Investigativa. A idéia do projeto experimental, que deve durar um semestre, é destacar membros do Fórum a cada dois meses para concentrarem sua energia em uma reportagem investigativa. O material resultante será distribuído gratuitamente para veículos de toda a Argentina.
 
A primeira equipe escolhida é formada pelo editor Geraldo Young, pelo repórter Abel Escudero Zadrayec e pelo assistente Martín Grosz. Os dois últimos deverão ser trocados em dois meses para dar a oportunidade de participação a mais jornalistas.
 
Durante o período, um tópico de interesse público será investigado. A reportagem será distribuída em vários formatos, incluindo um pacote multimídia criado num site especial, e no site do FOPEA.
 
Além de as matérias serem disponibilizadas para veículos de todo o país, os jornalistas também fornecerão uma explicação detalhada sobre como a investigação foi feita. O objetivo é que cursos e treinamentos de jornalismo usem essas técnicas em suas aulas. Além disso, espera-se que jornalistas em atividade conheçam as ferramentas e métodos utilizados pela equipe do FOPEA.
 
O projeto é pioneiro na Argentina e parte da premissa de que promover a boa prática do jornalismo investigativo eleva a qualidade do jornalismo em geral.

Assinatura Abraji