• 15.07
  • 2009
  • 12:17
  • -

FOPEP firma acordo com Universidade Americana

O Foro de Periodistas Paraguayos (FOPEP) e a Universidade Americana (Paraguai) firmaram no último dia 14 de julho um acordo de cooperação para a capacitação de jornalistas em exercício da profissão e de estudantes de jornalismo.

A capacitação se dará através de cursos, seminários, congressos e conferências, a serem realizados de forma conjunta, além de estudos e projetos de investigação e do intercâmbio de materiais didáticos e bibliográficos.

O convênio também contempla a colaboração de jornalistas profissionais pós-graduados e programa de extensão universitária. Assinaram o documento o Dr. Domingo Pedrozo García, vice-reitor da Universidade Americana, e Susana Oviedo, predidente do FOPEP.

Rede de alertas
Na ocasião, também foi oficialmente apresentado o Projeto de Defesa da Liberdade de Expressão e Exercício de um Jornalismo  Responsável, que tem por objetivo a formação da Primeira Rede de Alertas para situações de risco na profissão. Essa rede será o primeiro sistema de alertas e monitoramento no Paraguai. Ella identificará e denunciará ameaças ou violações da liberdade de expressão. O projeto conta com o apoio da Fundação Nacional para a Democracia (NED, em inglês).

Os casos serão recebido, investigados e documentados pelo FOPEP, através do qual um alerta será emitido ao meios nacionais, ao grêmio nacional de jornalistas e a organizações internacionais, como o Foro de Periodistas Argentinos (FOPEA), Repórteres sem Fronteiras e Instituto Imprensa e Sociedade IPYS, entre outros.

Com as denúncias e informações recolhidas através do sistema de monitoramento, o FOPEP criará um banco de dados sobre ataques contra a imprensa e violações da liberdade de expressão no Paraguai.

Assinatura Abraji