• 22.05
  • 2007
  • 19:10
  • -

Fontes de referência para cobertura da Operação Navalha

A Abraji indica alguns sites que podem ajudar os jornalistas envolvidos na cobertura da chamada Operação Navalha, da Polícia Federal.

A Transparência Brasil (www.transparencia.org.br) tem várias bases de dados que podem ser úteis em investigações jornalísticas ou para elaborar uma memória de casos semelhantes e de ações pregressas dos envolvidos. São os casos do www.deunojornal.org.br (reúne o noticiário sobre corrupção no Brasil e permite fazer associações entre nomes e assuntos), e do www.excelencias.org.br (que apresenta um histórico dos parlamentares brasileiros).

O site http://www.transparencia.gov.br/index4.asp indica os valores pagos diretamente a fornecedores do governo federal. Um levantamento rápido mostra o seguintes resultado para os últimos três anos:

CNPJ BENEFICIÁRIO VALOR ANO
00.725.347/0001-00 CONSTRUTORA GAUTAMA LTDA 19.938.338,20 2006
00.725.347/0001-00 CONSTRUTORA GAUTAMA LTDA 9.962.266,74 2005
00.725.347/0001-00 CONSTRUTORA GAUTAMA LTDA 15.220.125,86 2004

Clicando-se nos links de cada ano, dá para saber de qual órgão de por qual obra a Guatama recebeu esses recursos. Por uma razão inexplicável, os resultados só aparecem quando se busca pelo CNPJ da empresa. A busca pelo nome dá em nada.

No site da Receita Federal (http://www.receita.fazenda.gov.br/) dá para levantar a ficha cadastral dos envolvidos através de seus CPFs e CNPJs. Dá também para ver se eles conseguem obter uma certidão negativa de débitos.

Para descobrir o CPF e CNPJ de políticos e empresas, os melhores lugares são:
www.politicosdobrasil.com.br
www.tse.gov.br (em lista de doadores de campanha)

No site do Ministério da Previdência, é possível conferir a lista de devedores do INSS para saber se algum dos envolvidos também deve contribuições previdenciárias: www.previdencia.gov.br (buscar na lista de devedores do INSS).

O site www.contasabertas.com.br permite saber quanto foi gasto nos últimos meses e anos nos programas investigados pela “Operação Navalha”.

No MultiBusca da Transparência Brasil (www.transparencia.org.br/multi/multi.html) é possível fazer várias buscas em bases de dados públicas que podem ajudar na investigação. Isso inclui os sites dos tribunais superiores (para saber se os envolvidos estão citados em algum processo) e de vários órgãos da administração federal e estadual.
Assinatura Abraji