- 23.03
- 2012
- 14:04
- -
Folha de S.Paulo oferece bolsas para pesquisa sobre memória do jornalismo
A Folha de S.Paulo recebe até o dia 30 de abril inscrições para o Folha Memória --programa que concede bolsas para pesquisas sobre história do jornalismo brasileiro, com o patrocínio da Pfizer. Desde 2009, a iniciativa financiou seis projetos e garantiu a publicação em livro dos dois trabalhos vencedores. Esta já é a terceira edição do programa. O livro vencedor do ano passado, "A Imprensa Gay no Brasil", de Flávia Pèret, será lançado no dia 30 de março.
Entre todos os trabalhos inscritos, a equipe da Folha selecionará 30 projetos finalistas. Estes passarão por uma banca, que escolherá três projetos para receber a bolsa. As bolsas serão no valor de R$ 2.530 mensais. Ao final de cada edição do Folha Memória, uma pesquisa será premiada; o resultado sairá em forma de livro e o vencedor ganhará um laptop. O objetivo é promover pesquisas com rigor acadêmico, mas apresentadas de forma mais leve e de interesse geral, em um livro.
Os projetos inscritos no Folha Memória podem ter como tema a investigação de fenômenos de qualquer época do jornalismo do país. Os projetos também não precisam se restringir ao estudo de nenhum meio jornalístico específico: podem ser estudados veículos impressos, on-line etc.
Poderá inscrever seu projeto quem estiver concluindo ou tenha concluído graduação em qualquer universidade brasileira. Só será aceita a inscrição de um projeto por pessoa e as pesquisas devem ser individuais.
Mais informações aqui.