• 01.10
  • 2015
  • 10:12
  • Folha de S.Paulo

Folha de S.Paulo abre inscrições para 60ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário

Estão abertas, até 27 de outubro, as inscrições para a 60ª turma do Programa de Treinamento em Jornalismo Diário da Folha. 

Para se candidatar, basta preencher o cadastro disponível no endereço eletrônico treinamento.folha.com.br/programadetrainee

A Folha seleciona até 15 trainees por turma. Os participantes podem ser estudantes ou formados em qualquer área. Não é obrigatório ter cursado jornalismo.

O processo seletivo é dividido em três fases e acontece ainda este ano. Na primeira, todos os candidatos fazem uma prova on-line com questões de português, matemática, inglês e conhecimentos gerais. 

Os mais bem classificados são convocados para um exame presencial com questões objetivas e dissertativas. Depois, os finalistas participarão de atividades e entrevista na sede da Folha, em São Paulo. 

Os candidatos também passarão por uma avaliação de inglês. A 60ª turma iniciará suas atividades em fevereiro de 2016. 

 

O Curso

Durante o programa, que tem duração de 16 semanas, os participantes têm aulas de direito, história, economia, língua portuguesa, jornalismo de dados etc. Também realizam atividades na Redação, acompanham o dia a dia da Folha e conversam com os principais profissionais.

 A turma trabalha ainda na elaboração de um produto final, que pode ser publicado em meio impresso ou digital.

Não há garantia de emprego no fim do programa, mas o jornal procura aproveitar os trainees em seus quadros. O secretário de Redação Vinicius Mota foi selecionado para  a Folha pelo Programa de Treinamento.

O jornal bancará estadia em hotel para os selecionados de fora de São Paulo. Demais custos correm por conta dos participantes.

O Programa de Treinamento não é estágio e não é remunerado. Trata-se de um curso de formação jornalística promovido pela Folha, com o patrocínio de Friboi, Odebrecht e Philip Morris Brasil.

Assinatura Abraji