Festival debate empreendedorismo em jornalismo digital no Brasil
  • 20.10
  • 2017
  • 13:37
  • Mariana Gonçalves

Formação

Festival debate empreendedorismo em jornalismo digital no Brasil

Oito organizações nativas digitais brasileiras convidam jornalistas, estudantes e empreendedores a comparecer ao Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente, o primeiro focado no debate de questões centrais para o empreendedorismo em jornalismo e o futuro da informação no Brasil.

O evento acontece nos dias 11 e 12 de novembro no Rio de Janeiro e traz mesas sobre modelos de negócio, financiamento independente, tecnologia aplicada ao jornalismo, polarização nas redes sociais e jornalismo de impacto, causa e missão, entre outros temas.

A realização é das plataformas Agência Lupa, Agência Pública, BRIO, JOTA, Nexo, Nova Escola, Ponte Jornalismo e Repórter Brasil, junto com o Google News Lab.

É possível obter ingressos para o evento aqui. Os preços são de R$ 240 (inteira) e R$ 120 (estudantes). 

São doze atividades nos dois dias, que contam com painelistas brasileiros e internacionais. Entre os convidados, estão o norte-americano Glenn Greenwald (The Intercept Brasil), Angie Holan (Polifact–), Mariana Santos (Chicas Poderosas), Ana Estela de Sousa Pinto (Folha de S.Paulo), Marco Túlio Pires (Google News Lab), Pedro Dória (Meio), Pablo Ortellado (USP) e Gregório Duvivier (Greg News). Também haverá representantes dos veículos da organização nas mesas.

“A ideia é trazer para o Rio uma discussão que está rolando em todas as redações do continente, em universidades, em encontros de coletivos: como podemos fazer bom jornalismo na era pós-papel?”, diz uma das diretoras da Agência Pública, Natalia Viana. 

Viana considera que há uma “carência de lugares de troca de experiência voltados para empreendedores digitais”, e o evento deve dar espaço ao debate de necessidades próprias desses jornalistas – como o tipo de 

modelo de financiamento a adotar, o uso de tecnologias não convencionais e a organização da produção e disseminação de conteúdo.

Ela destaca que, “como o jornalista empreendedor costuma exercer vários papéis ao mesmo tempo (publisher, editor, estrategista, porta-voz) e não tem o respaldo institucional de uma grande organização, essas questões aparecem de maneira diferente”. “A ideia não é só expor boas ideias, mas também discutir as grandes dificuldades e desafios que todos nós estamos encarando e teremos que encarar num futuro próximo”, afirma.

Lightning Talks

O festival terá, no primeiro dia, uma sessão de “Lightning Talks” em que representantes de veículos e projetos de jornalismo latino-americanos compartilharão suas histórias. El Faro (El Salvador), Ojo Público (Peru) e Chequeado (Argentina) estarão presentes. 

Outra sessão de “Lightning Talks” deve acontecer no dia seguinte, com palestras sobre dez projetos brasileiros inovadores. Essas iniciativas serão escolhidas pelo público do evento. Todas as pessoas que comprarem o ingresso poderão se inscrever para apresentar, e a organização enviará um e-mail aos participantes a partir de 1.nov.2017 para a eleição.

Para Viana, os nativos digitais brasileiros têm “muito a ouvir e aprender, mas também a ensinar”. Segundo ela, colegas da imprensa tradicional também podem tirar proveito das discussões do evento, na medida em que “veículos independentes são mais dinâmicos, enxutos, conseguem uma flexibilidade na capacidade de produção que uma grande redação não tem” – e, portanto, têm mais facilidade para inovar.

“[Do evento] devem sair muitas soluções, ideias, parcerias”, diz Viana. “O festival tem um potencial de ser um ponto de encontro e convergência para todos os que querem construir esse jornalismo do futuro.”

O evento tem o apoio de Fundação Ford, Instituto Clima e Sociedade, Open Society Foundations, Artigo 19, Knight Center for the Journalism in the Americas e Repórteres Sem Fronteiras (RSF). Para quem não puder comparecer pessoalmente, haverá transmissão ao vivo.

Serviço

Festival 3i – Jornalismo Inovador, Inspirador e Independente

Instituto de Arquitetos do Brasil

Beco do Pinheiro, 10, Flamengo – Rio de Janeiro, RJ

11 e 12 de novembro, das 10h às 20h30

Ingressos disponíveis aqui

Assinatura Abraji