Festival 3i discute novo jornalismo e inovação
  • 20.04
  • 2023
  • 12:00
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Festival 3i discute novo jornalismo e inovação

Em sua quarta edição, o Festival 3i, organizado pela Associação de Jornalismo Digital (Ajor), combina suas tradicionais mesas com workshops sobre temas relevantes para o jornalismo. O evento tem enfoque na inovação e empreendedorismo da imprensa na América Latina e na sustentabilidade do ecossistema de mídias. Entre as mesas de destaque, que acontecem entre os dias 5 e 7 de maio, na Casa da Glória, no Rio de Janeiro, participam das discussões três integrantes da Abraji: o coordenador de cursos Sérgio Lüdtke e os diretores Sergio Spagnuolo e Tiago Rogero.

Para analisar a tendência do consumo de informações e entretenimento em produtos de áudio, a mesa “Os caminhos para a produção de podcasts de excelência” aborda os desafios enfrentados pelos profissionais nesses novos formatos jornalísticos. Às 11h30 do dia 7.mai.2023, Tiago Rogero media a discussão sobre a captação de recursos, fidelização de audiência, entre outros obstáculos. Rogero é criador do Projeto Querino. Participam da mesa Branca Vianna, da Rádio Novelo, Cristiano Botafogo, do podcast Medo e Delírio, e David Alandete, que lançou o El País Audio e as adaptações em espanhol e inglês de Retrato Narrado.

Em estudo de caso, Lüdtke fala sobre o Atlas da Notícia e o levantamento de desertos de notícias pelo Brasil. Ele também traz dados relevantes para mensurar essa ausência nos territórios analisados. A mesa acontece no dia 7.mai.2023, às 13h.

Mais tarde, sobre os possíveis impactos da inteligência artificial no jornalismo, Sergio Spagnuolo, diretor da Abraji e coordenador do Atlas da Notícia, é o mediador da discussão da tendência entre nomes da tecnologia e do jornalismo. O debate terá enfoque nos limites e nos benefícios da ferramenta nos próximos anos e acontece às 16h do dia 7.mai.2023. Participam da discussão, Tshepo Tshabalala, gerente da Journalism AI, iniciativa do think-tank Polis, Jonathan Stray, cientista sênior do Center for Human Compatible AI, da Universidade de Berkeley, e Florencia Coelho, cofundadora do La Nación Data, na Argentina.

O evento é presencial e conta com outros debates sobre temas diversos, como uso de dados e ferramentas tecnológicas, segurança e bem estar de profissionais da comunicação, novas linguagens e metodologias de gestão. Podem participar estudantes, jornalistas e empreendedores interessados nas perspectivas do novo jornalismo. A participação é garantida mediante a aquisição de ingressos a partir de R$ 75. A programação pode ser conferida aqui.

Serviço
Festival de Jornalismo 3i
Local: Casa da Glória
Ladeira da Glória, 98 - Rio de Janeiro, RJ
Data: 05 a 07 de Maio
Inscrições: Através da plataforma Sympla
 

Assinatura Abraji