- 10.08
- 2015
- 09:03
- GIJN
Ferramentas para medir o Impacto e a Audiência da sua empresa
Como editores de notícias, é tentador pensar em nossas estatísticas como pensamos o clima: elas simplesmente acontecem. Mas as coisas não precisam ser assim. Ao observar o comportamento de nossos leitores e entender o que faz com que eles ajam de certa maneira, ou cliquem em determinada página, podemos entender melhor como recriar ou manipular seus comportamentos da próxima vez que nos visitarem. O texto que segue traz de uma lista de ferramentas que proporcionam uma boa visão sobre seu público leitor:
As ferramentas são gratuitas, a menos que marcadas com um ($).
Recursos:
- Guia Projeto de Impacto da Mídia para avaliação de impacto e métrica
- CIR taxonomia do impacto
Ferramentas:
Criada por Michael Keller e Brian Abelson, bolsistas do Tow Center para Jornalismo Digital da Columbia, NewsLynx foi feito para ajudar repórteres a entender o que significa uma notícia “mandar bem”, e a causa para que isso aconteça. Ela agrupa análises do Twitter, Facebook e Google, e ajuda a controlar coisas como se a notícia ganhou um prêmio, recebeu ação judicial, ou simplesmente gerou uma discussão. Confira o relatório para uma explicação mais profunda de como a ferramenta funciona, ou contate [email protected] para se inscrever.
Podio é uma ferramenta de gerenciamento administrativo, disponível gratuitamente para organizações em fins lucrativos. Confira como o WisconsinWatch usava a ferramenta para criar um controle de impacto de comportamento.
Meltwater ajuda você a controlar onde suas histórias estão sendo lidas e deixa que você crie uma planilha exportável, a qual você pode apresentar aos seus financiadores.
Mention.net permite que você veja onde suas notícias ou tópicos estão sendo mencionados em tempo real, mas você também pode controlar essas menções por certo período e gerar um documento exportável.
O Google Alerts envia um e-mail para você todas as vezes que uma palavra-chave ou frase é mencionada na internet. Se o seu orçamento está apertado , configure o Google Alert para os itens que você está tentando controlar e insira os dados em uma planilha manualmente.
Use Batchgeo para fazer mapas simples de onde sua notícia foi lida. Copie e cole seus dados de uma planilha, e Batchgeo vai criar o mapa.
Essa é uma ferramenta que você pode sincronizar com seu próprio Google Analytics para entregar relatórios sobre as medidas de atividade do site que realmente importam para um editor, incluindo sessões, melhores notícias, dispositivos e mais.
Chartbeat é bastante parecido com uma versão melhorada do Google Analytics em tempo real. Chartbeat nasceu e foi criado em uma redação, e é destinado para que editores vejam o que seus leitores estão fazendo a qualquer momento em seu site (de verdade, ele faz a checagem a cada 15 segundos)
Twitter Analytics ajuda você a descobrir qual dos seus tweets recebeu o máximo impressões e engajamentos, e ainda quais dos seus seguidores mais recentes têm mais seguidores.
Buffer é uma ferramenta para ajudar a agendar todos os seus posts das mídias sociais. Ela é integrada com o Google Analytics para dar a você todo o serviço padrão com que você está acostumado, e ainda dados sobre como o seu número de seguidores está crescendo com o tempo.
SocialBro é um Twitter Analytics com anabolizantes . O principal painel de controle mostra os seguidores recentes (e quem deixou de seguir), e quem você está seguindo que não o está seguindo de volta. Ela gera um relatório com o melhor momento de twitar para que você aumente sua audiência, assim como informação demográfica, por exemplo a língua que seus seguidores falam e em qual fuso horário eles estão.
Social Rank ajuda você a organizar seus seguidores baseado em quem está mais envolvido com você. Ela gera listas que você pode exportar para o Twitter.
O Facebook oferece informação sobre os likes da sua página, assim como o alcance e o engajamento do seu post. Você pode escolher os intervalos de datas para ver se houve uma melhora quando postou sobre uma notícia em particular, e também ver quando as pessoas que gostam da sua página estão on-line.
Pegue qualquer link do seu site, cole a URL nessa ferramenta e ela vai mostrar para você quantas vezes aquele link foi compartilhado no Facebook, Twitter etc.
PixelPing é um trecho de código javascript adicionado a notícias que você enviou para seus parceiros de mídia. Ela é uma script muito leve, então isso não faz com que as coisas demorem para carregar e não afeta o layout da página. Ela registra todas as vezes em que alguém visita aquela página, e envia essas métricas para o local em que você possa visualizá-las. Ela foi desenvolvida pelo INN, membro da ProPublica.