- 13.09
- 2024
- 11:16
- Abraji
Liberdade de expressão
Fenaj lança guia digital de proteção para jornalistas na cobertura eleitoral
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) apresentou nesta quinta-feira, 12 de setembro, seu Guia de Proteção a Jornalistas em Cobertura de Riscos, com foco na cobertura das eleições municipais. O guia é uma publicação digital com dicas para profissionais da mídia em situações ou ambientes de risco como a cobertura eleitoral, ameaças em ambiente digital e coberturas internacionais.
A violência contra jornalistas, seja no ambiente digital ou de modo offline, tem sido acompanhada pela Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), da qual Fenaj e Abraji fazem parte. Semanalmente, são produzidos relatórios sobre os ataques, mostrando como esse período é mais crítico à liberdade de imprensa. O relatório divulgado nesta quinta-feira pode ser lido neste link.
O guia da Fenaj apresenta instruções para que os jornalistas se protejam de ataques em ambientes virtuais/segurança digital, ante os diversos tipos de ataques cibernéticos, e nas coberturas nas coberturas de rua e internacionais, além de orientar sobre como agir em casos extremos.
De acordo com a presidente da Fenaj, Samira de Castro, o guia é uma publicação digital de 12 páginas e rápida leitura, com o intuito de facilitar o acesso da categoria a informações básicas de como se portar diante de ameaças ou situações de violação ao livre exercício profissional. O guia traz os contatos dos 31 sindicatos filiados à Fenaj e orienta os profissionais a buscar apoio da categoria, sem naturalizar a violência sofrida, e a registrar o caso em boletim de ocorrência na polícia.
Para Norian Segatto, secretário de Saúde e Segurança da Fenaj, a publicação visa apresentar dicas básicas de proteção que, apesar de não garantirem a completa integridade física dos jornalistas, auxiliam a prevenir e combater eventuais agressões.
Para acessar o guia da Fenaj, clique neste link.