Favela Cria traz vozes periféricas para debater comunicação nas favelas
  • 16.08
  • 2023
  • 16:14
  • Abraji

Formação

Favela Cria traz vozes periféricas para debater comunicação nas favelas

Começa amanhã, 17.ago.2023, o Favela Cria 23 - Comunicação de Impacto, evento realizado pela Agência Cria Brasil, que reúne comunicadores para dialogar sobre iniciativas nas favelas e periferias. O cronograma do evento, que se inicia na manhã desta quinta-feira e vai até a tarde de sábado (19.ago.23), contará com palestras, oficinas e painéis que buscam explorar e debater o potencial da comunicação das comunidades. O evento acontece no Pavilhão Social do G10 Favelas, organização sem fins lucrativos de líderes e empreendedores comunitários, localizado em Paraisópolis, em São Paulo.

A finalidade do Favela Cria é ampliar as vozes das comunidades periféricas, que discutem a importância da publicidade e do jornalismo em espaços estigmatizados pela mídia convencional. A programação do primeiro dia de evento tem como eixo temático a “comunicação de quebrada”. Ao longo da quinta-feira, acontecem apresentações musicais e palestras sobre temas como futuro do trabalho em comunicação, audiovisual, comunicação de marcas, diversidade, empregabilidade e futuro. Entre os palestrantes convidados estão jornalistas como Nélio Horta, ex-diretor da Globo, e Ana Carolina Moreno, jornalista de dados na mesma emissora.

Na sexta-feira (18.ago.2023), segundo dia, o Cria Podcast, produção da Agência Cria, convida jornalistas e influencers para debater narrativas positivas das favelas e o potencial desses territórios. Mais tarde, a influência da moda como ferramenta de comunicação é o tema central de duas mesas de debate, nas quais participam nomes como Leandro Castro, estilista da Casa de Criadores, Marcus Rochah, idealizador da marca Mete a Marra, e Suéli Feio, idealizadora do Costurando Sonhos, projeto de capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

No terceiro e último dia, o debate se volta para jornalismo e território e as palestras e oficinas se debruçam sobre a influência do jornalismo periférico em veículos tradicionais. Participam da primeira discussão do tema a jornalista Eliane Trindade, da Folha de S. Paulo, o jornalista Leandro Machado, da BBC, Jéssica Bernardo, do Metrópoles, Hamalli Alcântara, da Revista Raça, com  mediação de Fran Rodrigues, diretora executiva do Cria Brasil. 

Em seguida, a discussão aborda educação midiática, a qual comunicadores expõem suas visões a respeito de seu potencial de transformação social.O coordenador de cursos da Abraji, Sérgio Lüdtke, participa como palestrante da mesa “Desinformação na era da inteligência artificial”, que também conta com a presença da jornalista Adriana Teixeira, colunista do jornal Paraisópolis, e Marcus Bonfim, pesquisador em comunicação.

Para participar do Favela Cria é necessário inscrever-se na plataforma Sympla. Na entrada, será solicitada a contribuição de 1kg de alimento não perecível, equivalente ao ingresso social gratuito.


Serviço
Favela Cria 23 - Comunicação de Impacto
Data: 17 a 19 de Agosto de 2023
Local: Pavilhão G10 Favelas, R. Itamotinga, 100 - Paraíso do Morumbi, São Paulo - SP
Inscrições: plataforma Sympla
Ingresso social: 1kg de alimento não perecível

Créditos da imagem: G10 Favelas/Divulgação

Assinatura Abraji