Facebook lança fundo de apoio para jornalismo na América Latina durante pandemia
  • 29.04
  • 2020
  • 14:00
  • Abraji

Formação

Facebook lança fundo de apoio para jornalismo na América Latina durante pandemia

Em parceria com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês), o Facebook Journalism Project (FJP) acaba de lançar um fundo de apoio a veículos de comunicação latino-americanos no valor total de 2 milhões de dólares. 

O objetivo, de acordo com os organizadores, é contribuir para a inserção dos projetos no ambiente digital, através do aprimoramento de habilidades, como a construção de newsletters, o jornalismo de dados e a tecnologia da informação. 

Para isso, além do acesso ao fundo de apoio financeiro, o programa proporcionará aos projetos selecionados uma mentoria e um treinamento liderados por Tim Griggs, consultor de organizações de mídia com passagens pelos jornais The New York Times e The Texas Tribune.

As inscrições abrem em 5.mai.2020, próxima terça-feira. Os detalhes para a submissão de projetos serão disponibilizados através de uma newsletter, e o time do Facebook também fará um webinar em 4.mai.2020 para explicar o processo de inscrição.

O Facebook Journalism Project tem atuado em parcerias e treinamentos com veículos de comunicação ao redor do mundo desde 2017, ano em que o projeto foi lançado. Desta vez, os organizadores explicam que a principal motivação para o programa foram as consequências desencadeadas pela crise de saúde global da covid-19.

De acordo com Claudia Gurfinkel, diretora de Parcerias de Notícias do Facebook para a América Latina, o programa visa auxiliar os veículos de notícias em meio ao duplo desafio dos processos de transformação digital e da cobertura da pandemia.

“Também estamos realizando diversos treinamentos via webinars com foco em jornalistas e redações, para que a nossa equipe e também os especialistas possam compartilhar melhores práticas de trabalho remoto, criação de vídeos e construção da comunidade on-line”, afirma Gurfinkel.

Assinatura Abraji