• 21.09
  • 2015
  • 11:04
  • Abraji

Facebook lança ferramenta que ajuda jornalistas a encontrarem notícias na rede social

Na última terça (15.set.2015) o Facebook lançou o Signal, uma ferramenta que promete ajudar jornalistas a encontrar fontes, reunir e embedar (inserir conteúdo multimídia dentro de uma página da web) produção jornalístico através do Facebook ou Instagram.

O lançamento aconteceu uma semana depois do Facebook disponibilizar seu aplicativo Mentions para jornalistas. O app permite que usuários localizem menções destinadas a eles próprios e que façam vídeos live stream.

O Signal inclui funções como o Newswire, um feed de notícias principais produzidas por contas verificadas pelo Facebook e trazidas àtona pelo agregador de conteúdo verificado Storyful, que ocupa uma das três colunas principais na página do aplicativo. A coluna do meio, chamada Trending Posts, contém uma série de publicações que estão ganhando a cena na rede social. 

 

 

A coluna à esquerda da página também pode parecer familiar. Ela está ocupada pelo Trending Now, uma versão da barra de atividades que aparece na homepage dos usuários do Facebook - para quem nunca reparou, essa barra fica no canto direito da página, na parte de cima, e ali é possível acompanhar as mínimas ações de todos os seus amigos. Essa coluna tem notícias gerais, mas com um diferencial: ao invés de ter o conteúdo personalizado de cada usuário, ele vasculha o Facebook para encontrar os tópicos mais populares de toda a rede social, e os projeta em uma lista. Outra novidade é a Emerging Trends, com notícias novas que aparecem conforme vão sendo postadas no Facebook.

A ferramenta também inclui uma série de funções que não foram introduzidas anteriormente, como o Leaderboards, que localiza e analisa dados de conversas em milhares de páginas. Ela pode ser usada para examinar posts de figuras públicas, como músicos e políticos. A plataforma também permite que jornalistas salvem imagens e publicações adquiridas pelo Facebook ou Instagram em coleções.

Em uma companhia conhecida por coletar dados de seus usuários e usá-los para publicidade, o Signal aparece dando um uso diferente e importante para esses mesmos dados. Vale a pena notar que o Facebook pretende oferecer, com o Signal, um produto despersonalizado, sem ligações com a localização, amigos ou curtidas do usuário.

Assinatura Abraji