Fabiana Moraes será homenageada no 19º Congresso da Abraji
  • 16.04
  • 2024
  • 14:37
  • Abraji

Formação

Liberdade de expressão

Acesso à Informação

Fabiana Moraes será homenageada no 19º Congresso da Abraji

A jornalista, professora e escritora Fabiana Moraes será a homenageada do 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, que acontecerá entre 11 e 14 de julho, em São Paulo. Pernambucana nascida no Alto José Bonifácio, em Recife, Fabiana é um exemplo de profissional dedicada e comprometida com o método jornalístico.

Com uma formação que inclui graduação em Jornalismo, mestrado em Comunicação e doutorado em Sociologia, todos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Fabiana também acumula experiências profissionais em veículos de renome como Jornal do Commercio, UOL, revista piauí e, atualmente, como colunista no The Intercept Brasil e na revista Gama. Além disso, já ocupou o cargo de diretora na Abraji, no biênio 2016-2017.

Autora de seis livros, Fabiana Moraes venceu três prêmios Esso de Jornalismo pelas reportagens Os Sertões, O Nascimento de Joicy e A Vida Mambembe. As duas primeiras reportagens viraram livros posteriormente. Ganhou o Prêmio Petrobras de Jornalismo, o Prêmio Imprensa Embratel e o Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo. Também foi três vezes finalista do prêmio Jabuti, na categoria livro-reportagem, com Nabuco em Pretos e Brancos e novamente com Os Sertões e O Nascimento de Joicy.

Destaca-se na produção o seu mais recente livro A pauta é uma arma de combate (2022), em que aborda as relações discursivas do jornalismo com grupos sociais historicamente oprimidos, unindo teoria, reflexão e prática, e trazendo, para o centro do debate, a construção da pauta, a discussão sobre objetividade e o papel do jornalismo na luta contra violências naturalizadas, como LGBTQIA+fobia e racismo. A obra foi uma das selecionadas para fazer parte da atividade “Lançamento de livros”, do 18º Congresso da Abraji, em que jornalistas convidados vendem e autografam seus livros durante o evento.

Fabiana Moraes participou do Lançamento de livros do 18º Congresso da Abraji (2023). Foto: Pedro Moreira/Abraji

Quando adolescente, Fabiana já tinha o desejo de cursar uma faculdade, apesar de essa não ser a realidade das pessoas com quem convivia. Escolheu o Jornalismo por causa do amor pela escrita, descoberto ainda na infância, quando se apaixonou por escrever diários.

Ao ingressar na UFPE, em 1993, tornou-se a primeira integrante de sua família a cursar o ensino superior.

“Muitos de nós, jornalistas, aprendemos no passado e continuamos aprendendo com o trabalho da Fabiana Moraes. Ainda lembro das sensações que tive ao ler o Nascimento de Joicy, pensando na potência, na pauta e na narrativa. É isso, ela tem uma trajetória consistente, que rompe barreiras e faz pensar. Segue produzindo, em volume e qualidade, como uma pessoa consciente do seu papel, tanto que seu último livro é focado em apontar nortes e em problematizar o exercício da profissão, para que nunca concordemos em ligar o piloto automático e aceitar esse estado de coisas. Por tudo isso, nada mais justo do que ela ser a homenageada do nosso Congresso”, afirma Katia Brembatti, presidente da Abraji.

Presença frequente no Congresso da Abraji, a pernambucana comparecerá, em 2024, ao maior encontro de jornalistas do país e um dos maiores da América Latina como a grande homenageada. A cerimônia inclui a exibição de um documentário produzido pela Abraji e pela Caldo de Cana Filmes, produtora de Recife.

"O documentário sobre a Fabiana Moraes explora como sua formação e suas vivências moldaram a profissional que ela é hoje. A homenageada e o público do Congresso podem esperar um material que reflete sobre o papel do jornalismo na sociedade contemporânea. Afinal, uma das vozes mais importantes do jornalismo brasileiro é mulher negra, pernambucana, mãe e professora que, com sensibilidade e perspicácia, desvenda as complexas realidades do Brasil e do mundo", destaca Gabi Coelho, diretora da Abraji.

Fabiana se junta a outros grandes nomes do jornalismo brasileiro que receberam a homenagem da Abraji em edições anteriores, como José Hamilton Ribeiro, Joel Silveira, Paulo Totti, Lúcio Flávio Pinto, Rosental Calmon Alves, Zuenir Ventura, Janio de Freitas, Tim Lopes, Marcos Sá Correa, Clóvis Rossi, Elio Gaspari, Santiago Andrade, Dorrit Harazim, Elvira Lobato, Carlos Wagner, Miriam Leitão, Kátia Brasil, Elaíze Farias, Marcelo Beraba, Angelina Nunes e Caco Barcellos.

A cerimônia de homenagem acontecerá no primeiro dia do 19º Congresso, em 11 de julho, quinta-feira, às 16h30, no Teatro ESPM, na ESPM-SP (campus Álvaro Alvim). A solenidade contará transmissão simultânea on-line pela internet.

Assinatura Abraji