- 05.10
- 2012
- 11:02
- -
Ex-membro do COB e opositor de Carlos Nuzman participa de seminário sobre os megaeventos no Brasil
Alberto Murray, advogado que integrou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) de 1996 a 2008, é presença confirmada no Play the Game Day, que acontece em 24 de outubro das 10h às 18h, no SESC Vila Mariana, em São Paulo. O seminário é promovido pela organização dinamarquesa Play the Game e pelo SESC São Paulo, com apoio da Abraji. A participação é gratuita e será garantida mediante inscrição via formulário on-line. Há 100 vagas disponíveis.
Murray comporá a mesa "O Brasil precisa de uma estratégia nacional para o esporte?" juntamente com o jornalista Juca Kfouri e o professor de políticas desportivas da Uninove Roberto Maluf de Mesquita. O advogado foi retirado do COB por suas posições críticas em relação à instituição - entre elas, a contrariedade à longa permanência de Carlos Arthur Nuzman no comando do Comitê, renovada ontem até janeiro de 2017.
O seminário
Sob o mote "Megaeventos e democracia: riscos e oportunidades", o Play the Game Day reúne figuras proeminentes do Brasil e do mundo para aprofundar as discussões sobre o legado dos mega-eventos esportivos, a transparência necessária a eles e estratégias nacionais de desenvolvimento no esporte no Brasil. O objetivo é dar ferramentas para discussões qualificadas sobre os temas e levantar questões ainda pouco exploradas.
Além de Alberto Murray, Juca Kfouri e Roberto Maluf de Mesquita, estão confirmados Jérôme Champagne (ex-vice secretário geral da FIFA), Erich Beting (jornalista, diretor do Máquina do Esporte) e Christopher Gaffney (especialista em planejamento urbano, professor convidado da Universidade Federal Fluminense). O diretor internacional da Play the Game, Jens Sejer Andersen, apresentará os resultados do Índice Mundial de Estádios e seus aspectos brasileiros.
A conferência é parte dos preparativos para o Move2012, congresso internacional realizado pelo SESC sobre esporte de base e recreativo.
Play the Game
A organização é coordenada pelo Instituto Dinamarquês para Estudos em Esportes (Idan, na sigla em inglês) e tem como objetivo promover democracia, transparência e liberdade de expressão nos esportes. Desde 1997, realiza conferências mundiais bianuais a respeito desses temas, reunindo jornalistas, pesquisadores e administradores esportivos. O Brasil é sério candidato a sede para a edição de 2013 da conferência.
Serviço
Play the Game Day - Megaeventos e democracia: riscos e oportunidades
24 de outubro de 2012, das 10h às 18h
SESC Vila Mariana - Rua Pelotas, 141 (próximo ao metrô Ana Rosa)
Inscrições gratuitas via formulário on-line
Programação
Qual é a FIFA do século 21 – e qual seu papel para o Brasil?
Jérôme Champagne, ex-vice presidente e diretor de Relações Internacionais da FIFA
O Brasil precisa de uma estratégia nacional para o esporte?
Juca Kfouri, jornalista
Roberto Maluf de Mesquita, professor de política desportiva, Uninove
Alberto Murray, advogado, ex-membro do COB
Combatendo a corrupção: a virada de mesa global da Siemens
Peter Andreas Gölitz, consultor da Siemens Brasil
Que legado o Brasil pode esperar dos mega-eventos?
Erich Beting, jornalista, diretor do Máquina do Esporte
Christopher Gaffney, especialista em planejamento urbano, professor visitante na Universidade Federal Fluminense
Betina Sarue, coordenadora de projetos de políticas públicas, Instituto Ethos
Marcelo Proni, professor de Economia, Unicamp
O Índice Mundial de Estádios e as perspectivas para o Brasil
Jens Sejer Andersen, diretor internacional, Play the Game