• 27.07
  • 2015
  • 11:41
  • Abraji

Ex-alunos contam o que aprenderam no curso de dados educacionais

O Curso On-line Investigando a Qualidade da Educação com Dados Públicos, que está com inscrições abertas, já ajudou 185 jornalistas em suas carreiras durante as 3 edições do treinamento feito pela Abraji em parceria com a Fundação Lemann.

Um exemplo disso é Fernanda Duarte, jornalista do Portal EBC - Empresa Brasil de Comunicação. “Não sou setorista da área, por isso fazer o Curso Investigando a Qualidade da Educação com Dados Públicos me ajudou a ter um olhar mais apurado sobre as estatísticas educacionais, a enxergar nos dados públicos possíveis, correlações com outros indicadores, ou desmitificar ideias com base nos números.”

Na reportagem “Educação integral: conheça as propostas dos candidatos à presidência”, por exemplo, Fernanda utilizou dados encontrados com o auxílio do curso. Na pauta, a jornalista mostra por meio de números, opiniões e propostas ou intenções de governo dos candidatos à presidência em 2014, como a promessa de educação integral dos candidatos  tinha fragilidades. “Evidenciamos que parte dos candidatos não faria nada além daquilo que já estava proposto no Plano Nacional de Educação, e outra parte sequer tinha noção do que realmente era a educação integral, suas vantagens e desafios de implantação nas escolas públicas.”

Quem também usou o que foi ensinado na prática foi Jadyr Pavão Jr., editor de redes sociais da revista Veja. O jornalista, que já foi editor de educação da publicação, participou da primeira edição do treinamento, e disse que usou os conhecimentos principalmente na hora de orientar repórteres. “Achei o curso muito bem desenhado, é uma baita ajuda para quem trabalha na área. Ajuda a esclarecer fatos e estimula a pensar em pautas e abordagens diferentes. É uma baita iniciativa, com ótima execução”, afirmou.

Jadyr disse que se você não trabalha na área de educação, muitas vezes não sabe que existem dados disponíveis, e se trabalha, não sabe como procurar. “Percebi que o objetivo final do treinamento era mostrar que tipos de dados estão disponíveis e como trabalhar com eles.” 

Cristiano Pavini, afirmou que o treinamento lhe deu mais facilidade em trabalhar com dados, como resultados do Ideb e Censo Escolar. “O conteúdo ajudou a compreender e contextualizar os principais indicadores educacionais do país, além de fornecer excelentes dicas da utilização do Excel para trabalhar com dados. A plataforma QEdu, com a qual tive contato durante o curso, também se tornou um banco de dados obrigatório de consulta durante as reportagens."

O repórter do Jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, apontou algumas notícias que fez com o auxílio do curso, todas elas, mostrando problemas pontuais do ensino público, como falta de acessibilidade para pessoas com deficiência, alto índice de reprovação no ensino médio, e queda de nota nos anos finais do ensino fundamental (5º e 9º ano).

Investigando a Qualidade da Educação com Dados Públicos tem início em 10 de agosto e vagas limitadas.

 

Curso “Investigando a Qualidade da Educação com Dados Públicos”
Inscrições:
via formulário on-line
Investimento: R$ 120 para sócios da Abraji e R$ 150 para não sócios
Início do curso: 10 de agosto
Duração: 3 semanas

Assinatura Abraji