• 22.03
  • 2014
  • 20:59
  • Unicos.cc

Evento proporciona troca de experiências jornalísticas

Publicado no site Unicos.cc, por

Leonardo Vieceli (5° semestre de Jornalismo/Unisinos)

O clima era de outono no pátio da Unisinos Porto Alegre neste sábado (22). Enquanto isso, em duas das salas da instituição, o ambiente foi marcado pela troca de experiências jornalísticas, proporcionadas pelo 2º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo. Realizado pela Abraji, o evento atraiu estudantes e jornalistas de diferentes gerações.

A estimativa é de que 150 pessoas participaram das atividades, iniciadas às 9h e estendidas até o fim da tarde. A programação completa incluiu quatro debates e quatro oficinas. Temas como Lei de Acesso à Informação (LAI) e produção de grandes investigações jornalísticas estiveram em pauta.

Vista da platéia

Bom público acompanhou as atividades neste sábado (22) (Foto: Aline Kauana Cezar)

Profissionais consagrados como Giovani Grizotti, Humberto Trezzi e Nilson Mariano marcaram presença no seminário. Repórter especial do jornal Zero Hora, Mariano, 56 anos, destacou a presença de jornalistas mais experientes e de estudantes de Jornalismo no local. “É como um time de futebol: há uma mescla entre vigor, juventude e experiência. A gente pode passar algo e aprender”, analisa o jornalista.

Veículos do interior do Estado também estiveram representados. O chefe de redação de O Alvoradense, Jonathas Costa, 23 anos, participou de debate sobre o uso da LAI e considerou a oportunidade como o resultado do seu esforço à frente do veículo. “Vejo que estou no caminho certo com o jornal”, afirma.

As atividades despertaram o interesse de estudantes como Julian Kober, 25 anos. Aluno do 7º semestre de Jornalismo da Unisinos, ele ressalta a qualidade dos debates e o currículo dos palestrantes. “É legal ter a oportunidade de convívio com profissionais bem sucedidos na área”, avalia.

O 2º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo contou com o apoio da Unisinos e o patrocínio da Souza Cruz.

Mais sobre o 2º Seminário Regional de Jornalismo Investigativo:

Jornalistas têm dificuldade em obter dados com a LAI

Origem de investigações jornalísticas é discutida

Cidades brasileiras precisam de planos de mobilidade

Oficina apresenta sites que ajudam no desenvolvimento das pautas

Jornalistas contam sobre os bastidores da reportagem especial

Assinatura Abraji