Evento em parceria com o Jusbrasil ofereceu treinamento para 30 jornalistas sobre cobertura jurídica
  • 18.09
  • 2023
  • 12:00
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Evento em parceria com o Jusbrasil ofereceu treinamento para 30 jornalistas sobre cobertura jurídica

O Jusbrasil, em parceria com a Abraji, ofereceu um treinamento para jornalistas com foco no uso de dados de processos judiciais em reportagens. Participaram 30 profissionais de mais de 15 veículos de comunicação e freelancers, que acompanharam uma formação sobre o aproveitamento da plataforma jurídica pelo jornalismo.

O treinamento ocorreu na última quarta-feira (13.set.2023), em São Paulo. No início do evento, Kátia Brembatti, presidente da Abraji, e Luiz Paulo Pinho, cofundador do Jusbrasil, fcelebraram a presença e o interesse dos jornalistas no aprofundamento das pautas que envolvem processos judiciais e jurisprudências.

A jornalista Géssica Brandino, repórter da Folha de S. Paulo e editora da newsletter do projeto FolhaJus, apresentou uma introdução à cobertura jurídica e mostrou como otimizar a apuração de processos para reportagens investigativas. Brandino abordou as principais barreiras no acesso a informações de processos públicos, que vão na contramão da luta por maior transparência ativa de órgãos executivos e judiciários. Na apresentação, também foram listadas ferramentas úteis para jornalistas, como cartilhas de expressões jurídicas em latim e o glossário de Justiça Eleitoral, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Com novos recursos de busca na ferramenta, Natália Menegatti, gerente de produto do Jusbrasil, apresentou o passo a passo de boas práticas de uso para fins jornalísticos e transparência. Dentro da plataforma, profissionais da imprensa podem acompanhar as etapas de um ou mais processos através de sua própria conta, além de terem acesso a documentos importantes como autos processuais, sentenças e outras informações das partes envolvidas. 

Ao selecionar um processo para ser acompanhado, é possível visualizar a linha do tempo com as atualizações em ordem cronológica, tanto em primeira instância quanto em instâncias superiores. Os dados são checados e atualizados diariamente pela equipe do Jusbrasil. A busca por CPF também foi uma das novidades apresentadas, pois evita a confusão com homônimos. Também foram mostradas facilidades para apurar pautas temáticas por meio da pesquisa em jurisprudência.

Outro destaque da plataforma é a base de diários oficiais, tanto executivos quanto legislativos. A visualização desses documentos facilita a busca por informações adicionais como nomeações de cargos públicos, por exemplo. Apesar da enorme base de dados e eficiência da plataforma, foi ressaltada a importância de dupla checagem das informações nos tribunais correspondentes. Essa apuração é necessária por conta da tardia digitalização de processos e a migração dessas informações para o digital, cuja adesão pelos tribunais não aconteceu de maneira uniforme e deixou margem para a perda de informações atualizadas no decorrer do tempo.

Assinatura Abraji