• 20.10
  • 2008
  • 16:22
  • Abraji

Evento de jornalismo investigativo na Bélgica debate de problemas econômicos a RAC

Abrir os arquivos da União Européia (UE) e dividir técnicas para se fazer um jornalismo investigativo fácil e barato. Essas são as promessas da Conferência Européia de Jornalismo Investigativo a ser realizada em Bruxelas, Bélgica, de 21 a 22 de novembro deste ano. O evento é uma realização da Organização de Jornalismo Investigativo de língua flamenga-holandesa.

Além de reunir especialistas da Itália, Holanda, Dinamarca, Inglaterra e Estados Unidos em palestras e debates, o evento oferecerá um treinamento de RAC (Reportagens com Auxílio do Computador), mostrando caminhos para encontrar estatísticas e documentos da UE. Com a ajuda de especialistas, os participantes poderão conhecer novos softwares e montar seu próprio website ou método de busca para esse tipo de arquivos.

Os palestrantes falarão sobre os problemas da economia européia, abordarão maneiras de se utilizar com eficiência as leis de Liberdade de Informação da UE e darão seu ponto de vista sobre como a política européia influencia a vida diária. Também serão tema das apresentações o estado atual das empresas jornalísticas, o melhor e o pior das multinacionais e modelos de projetos de jornalismo investigativo de até 500 euros que, segundo a organização, irá mostrar que é possível fazer jornalismo investigativo de forma fácil e barata.

A taxa de inscrição do congresso é de 195 euros (cerca de R$ 570). Inscrições podem ser feitas através do website http://www.vvoj.nl/cms/brussels2008.


 

Assinatura Abraji