• 15.01
  • 2013
  • 13:43
  • -

Estudo de Harvard mostra modelos economicamente viáveis de jornalismo investigativo

O Centro Joan Shorenstein para Imprensa, Política e Políticas Públicas, ligado à Universidade Harvard (EUA), disponibiliza para download o estudo "Parceiros na Necessidade: casos de colaborações em reportagens investigativas locais". Produzido por Sandy Rowe, ex-editora do norte-americano The Oregonian, o trabalho mostra modelos economicamente viáveis de jornalismo investigativo.

O ponto de partida para o estudo é a drástica redução, nos Estados Unidos, de recursos financeiros para manter equipes e profissionais de jornalismo investigativo nas redações. O fenômeno acontece apesar de os cidadãos "precisarem e quererem o olhar independente que esse jornalismo oferece", segundo a autora. Para ela, o reflexo dessa redução é maior em meios de alcance regional.

Sandy afirma haver fortes evidências de que colaborações e parcerias entre organizações jornalísticas (novas ou tradicionais), universidades e fundações são a melhor alternativa para o jornalismo investigativo prosperar em meios locais. Com elas, torna-se possível a divisão do custo alto desse tipo de reportagem.

Entre os benefícios de estabelecer parcerias, a jornalista aponta o agregamento de valor às reportagens, aumento do alcance delas e maior abertura das redações ao público.

O estudo detalha algumas experiências bem-sucedidas - e algumas já bem conhecidas, como a ProPublica. Há uma seção dedicada apenas ao papel que as universidades norte-americanas têm assumido no contexto e parcerias com empresários e a comunidade.

Sandy aponta também as barreiras a serem vencidas para a expansão de modelos alternativos de financiamento de iniciativas de jornalismo investigativo. Uma delas é que "jornalistas são instintivamente territoriais" e não estão acostumados a colaborações, especialmente em mercados regionais.

De acordo com a autora, embora não haja uma receita para fazer sucesso com inciativas independentes regionais de jornalismo investigativo, é um erro fazer vistas grossas para essas oportunidades.

Baixe o estudo completo

 

Assinatura Abraji