• 27.04
  • 2012
  • 11:53
  • Karin Salomao

Estudo da Reuters demonstra sucesso de site investigativo independente

O Instituto de Jornalismo da Reuters fez uma pesquisa com diversos veículos empreendedores que nasceram digitais, para perceber formas sustentáveis de criação de conteúdo jornalístico, na Alemanha, França e Itália, por meio da análise das condições institucionais e econômicas desses modelos.

O estudo, chamado “Challenges: survival is success – journalistic on-line start-ups in western Europe” e feito por Nicola Bruno e Rasmus Kleis Nilsen, mostra os desafios enfrentados por empreendimentos jornalísticos on-line. O caso de mais destaque é um site de jornalismo investigativo da França, chamado Mediapart. Leia o estudo completo aqui.

O site é um exemplo que conseguiu se financiar independentemente de grandes organizações ou partidos políticos. Outros exemplos serão discutidos na palestra “Financiamento do jornalismo: para além dos anunciantes”, do 7° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, da Abraji, com os palestrantes Gustavo Faleiros (O Eco), Natalia Viana (A Pública). A palestra será no sábado, dia 14 de julho, às 9h. 

 

Denúncias e Independência

Depois de uma intensa campanha de seis meses para conseguir 10 mil assinantes, o jornal digital foi fundado em 16 de março de 2008. O conteúdo é exclusivo para os assinantes, que hoje são quase 58 mil, ao custo de nove euros ao mês.

Dos 36 funcionários, 25 são repórteres veteranos, experientes e críticos ao relacionamento entre a mídia francesa, os interesses políticos e a estrutura de poder.

O nome, Mediapart, evoca a participação dos assinantes e a palavra em inglês “apart”. O objetivo é se diferenciar do resto dos veículos franceses, ao “assegurar a autonomia de interesses externos”.  O site é baseado em notícias de denúncia de políticos corruptos e conglomerados corporativos.

A história que rendeu ao veículo o sucesso que tem hoje ilustra bem esse objetivo. Em junho de 2010, o veículo publicou diversas gravações de uma das acionistas majoritárias da LOréal, Liliane Bettencourt. Nas conversas, ela dizia não pagar importo e manter uma conta na Suíça, com o consentimento de políticos ligados ao partido do presidente Nicolas Sarkozy. O resultado foi um escândalo midiático, que acabou colocando luz sobre intrincadas relações entre a mídia, políticos e gestões de negócios.

Em março de 2011, o veículo criou a iniciativa Franceleaks, na qual cada usuário pode publicar anonimamente documentos governamentais sigilosos.

Por conta disso, o diretor do Mediapart, Edwy Plenel, disse que jornalistas que produzem séries de reportagens de denúncia estão sujeitos a vigilância das forças de segurança, incluindo grampos telefônicos. Acionistas e investidores do site também são pressionados por agências governamentais, segundo ele.

O estilo de reportagem agressivo, investigativo e confrontador não é comum na França. O surgimento do Mediapart, segundo o estudo da Reuters, foi um grande complemento ao formato de mídia francês.


Desafios do Jornalismo On-line

“A última década foi de uma destruição criativa na indústria midiática na Europa Ocidental”, analisa o estudo. Segundo seus autores, a história da queda de circulação dos jornais impressos e da demissão de funcionários nas redações é bastante conhecida e divulgada. A história de inovação, no entanto, é mais desconhecida. Sob pressão, o modelo de negócios atual cria oportunidades para que os jornalistas mudem as formas de atuação. A tendência é a inovação em veículos, como a versão digital da revista alemã, a Spiegel Online, e o veículo da Itália La Repubblica.

O mercado de jornalismo digital continua, na Europa Ocidental, dominada por organizações midiáticas antigas, que alavancaram sua marca e recursos para conseguir audiência, ainda que nem sempre com lucro. Outro desafio é o mercado de anunciantes on-line, formado por grandes empresas norte-americanas que anunciam em países europeus.

Apesar do crescimento do jornalismo on-line e do número de anunciantes, isso não garante o surgimento de uma base para uma nova geração de empreendimentos inovadores e auto-sustentáveis. Assim, nenhuma das iniciativas analisadas pelo estudo da Reuters conseguiu sustentar um conteúdo gratuito apenas com anunciantes. Alguns, no entanto, tiveram sucesso ao encontrar um nicho de mercado pouco servido pela indústria de geração de conteúdo, como o Mediapart.

A indústria de jornalismo on-line está em mudança, segundo o estudo. Os casos analisados demonstram uma tendência, nessa área, de um jornalismo de qualidade e direcionado a um público específico.

 

 

 

Assinatura Abraji