• 12.09
  • 2007
  • 14:11
  • -

Estudantes de jornalismo participam de curso anual sobre cobertura de conflitos armados

A Delegação do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) no Brasil, a Oboré Projetos Especiais e a Abraji darão início, no dia 22 de setembro, à seleção dos candidatos às 20 vagas oferecidas anualmente para o VI Curso de Informação Sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado, um módulo do Projeto Repórter do Futuro que, desde 2001, propõe aos estudantes de jornalismo do Brasil uma discussão sobre a cobertura dos conflitos e de outras situações de violência, usando o Direito Internacional Humanitário e outras normas de direitos humanos aplicáveis ao uso da força.

Os alunos interessados devem preencher a ficha disponível no site www.obore.com e comparecer, no dia 22 de setembro, sábado, às 10h, ao Auditório do IAB (Instituto dos Arquitetos do Brasil), Rua Bento Freitas, esquina com General Jardim, Vila Buarque, (100m da estação República do Metrô). Além de preencherem um questionário de seleção de candidatos, os estudantes terão a chance de ver o lançamento do livro e a pré-estréia do documentário América Minada, dos jornalistas Vinícius Souza e Maria Eugênia Sá, sobre o impacto humanitário das minas anti-pessoal na América Latina.

O curso tem início no dia 06 de outubro, com palestra de João Paulo Charleaux, responsável pela comunicação do CICV para Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. No dia 13 de outubro, o palestrante será Carlos Fino, jornalista, ex-correspondente da RTP em Bagdá. No dia 20 de outubro, virá a São Paulo o jurista argentino Gabriel Valladares, consultor jurídico do CICV para Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. O encerramento será no dia 27 de outubro, com a participação do coronel Cunha Mattos, chefe da Seção de Informações Públicas do Centro de Comunicação Social do Exército.

Para mais informações sobre o curso, ligue para a Oboré no telefone: (11) 3214-3766.
Assinatura Abraji