Estátua em homenagem ao Dia do Jornalista será instalada na Praça Vladimir Herzog
  • 03.04
  • 2019
  • 14:00
  • Natália Silva

Liberdade de expressão

Estátua em homenagem ao Dia do Jornalista será instalada na Praça Vladimir Herzog

A Praça Vladimir Herzog, localizada na Bela Vista, em São Paulo, ganhará uma nova escultura em 6.abr.2019, um dia antes da comemoração do Dia do Jornalista. A obra é uma réplica em alumínio do troféu do Prêmio Vladimir Herzog, desenhado pelo artista plástico Elifas Andreato, em 1978. 

A praça que receberá a peça foi rebatizada em 2012, durante os trabalhos da Comissão da Verdade Vladimir Herzog, responsável por investigar a atuação de agentes municipais e o uso do aparato público municipal durante o regime militar. Herzog foi preso, torturado e morto pelos militares em 1975, no DOI-CODI em São Paulo.

Andreato afirma que a inauguração da obra é um ato de resistência. “Estamos vivendo um tempo em que o presidente da República chama a população a comemorar a ditadura militar que matou Vladimir Herzog. É hora de dizer não. Não se comemora o golpe, a tortura, o assassinato.”

Outras duas obras de Andreato também compõem a praça. A primeira é “25 de outubro”, que faz referência ao quadro Guernica, de Pablo Picasso, ilustra a cadeira do dragão - método de tortura usado pela ditadura militar no Brasil - e foi transformada em mosaico pelo Projeto  ncora. A segunda, criada em 2008 a pedido das Nações Unidas, chama-se "Vlado Vitorioso" e homenageia os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Sergio Gomes, jornalista e diretor da OBORÉ, participou ativamente das articulações para a mudança do nome da praça e para a implementação das obras de arte. “O Vlado queria um país justo e democrático. Nós também. Agora, precisamos cuidar com muito carinho desse espaço que conquistamos, pois ele guarda nossas melhores lutas e nossos melhores sonhos”, diz.

Serviço
Inauguração da estátua em homenagem ao Prêmio Vladimir Herzog
6.abr.2019, das 10h às 13h
Praça Memorial Vladimir Herzog - R. Santo Antônio, 33-139 - Bela Vista, São Paulo (ao lado da Câmara Municipal)

Assinatura Abraji