• 08.08
  • 2012
  • 11:28
  • Karin Salomao

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Jovem Jornalista

Estudantes de jornalismo podem participar do Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, concedido pelo Instituto Vladimir Herzog. Os alunos devem desenvolver um projeto de pauta com o tema “As Comissões da Verdade no Brasil - Direito à Memória e Verdade”, para diversos formatos, como jornal, revista, rádio, televisão, mídias digitais ou fotojornalismo. Como prêmio para os três melhores projetos, o Instituto irá patrocinar o desenvolvimento da reportagem.

O projeto de pauta, escrito por grupos de um a três alunos da mesma faculdade, deve ser acompanhado por um dos professores do curso. As inscrições estão abertas de 6 de agosto de 2012 a 10 de setembro de 2012 e o regulamento de inscrição pode ser visto aqui.

Os vencedores do 4º Prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão serão anunciados no dia 23 de outubro de 2012, no Tuca – Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, durante a solenidade de entrega do 34º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.

Eles terão até fevereiro de 2013 para desenvolver a reportagem proposta no projeto. Ao final,os alunos que escreverem a melhor reportagem irão visitar o Museu da Memória e dos Direitos Humanos no Chile, junto com o professor da sua escola.

Ano passado, o prêmio foi um sucesso no número de inscrições. Os três grupos vencedores destrincharam otema, “Os oito Objetivos do Milênio”, nas seguintes pautas: “Ilha de Deus - A história de uma comunidade, contada a partir de três mulheres que mudaram o destino de muitas vidas”, de alunos da Universidade Católica de Pernambuco, “Educação para quê? Universos educativos desperdiçados em Paraisópolis”, de estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie, e “A situação dos haitianos que estão na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, no município de Tabatinga (AM), esperando por um visto para entrar em território brasileiro”, pauta de alunos da Escola de Comunicações e Artes – USP. 

 

Comissão da Verdade e Fernando Pacheco Jordão

A Comissão da Verdade, instalada em maio de 2012, é o tema do prêmio desse ano. A comissão, composta por sete integrantes do governo, investigará e narrará as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988 - incluídas as da ditadura militar (1964-1985).  

O prêmio recebe o nome do jornalista Fernando Pacheco Jordão, que era o diretor do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo quando Vladimir Herzog foi assassinado. Herzog e Jordão já haviam trabalhado juntos, no jornal O Estado de S.Paulo e, depois, na BBC em Londres, em 1964. Em outubro de 1975, Herzog foi assassinado, depois de prestar depoimento sob tortura sobre as ligações que mantinha com o Partido Comunista Brasileiro. Quatro anos depois, Jordão escreveu o livro “Dossiê Herzog – prisão, tortura e morte no Brasil”, hoje em sua sexta edição.

 

Serviço:

Podem participar alunos de graduação regularmente matriculados em cursos de Comunicação Social de instituições credenciadas pelo Ministério da Educação – MEC.

As inscrições podem ser individuais ou em grupos de até três. Todos deverão estudar na mesma instituição de ensino superior, mas não necessariamente no mesmo ano.

As inscrições estão abertas de 6 de agosto de 2012 a  10 de setembro de 2012.

A ficha de inscrição está disponível para dowload no site www.jovemjornalista.org.br. Deve ser preenchida e mandada por e-mail ([email protected]). Também é necessário enviar, em pdf, comprovante oficial de matrícula e uma carta do professor, afirmando ser responsável pelo grupo. 

O Projeto de Pauta deverá ser entregue em arquivo de texto no formato Adobe PDF, com até  7.500 caracteres (com espaço).

Para mais informações, leia o regulamento.

 

Assinatura Abraji