• 20.05
  • 2014
  • 08:53
  • -

Estadão lança projeto Jornalismo Humanitário

O blog “do front”, da jornalista Adriana Carranca, deu início ao projeto “Jornalismo Humanitário”, uma parceria de O Estado de S.Paulo com a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras. O projeto piloto abre espaço para estudantes de jornalismo selecionados em concurso publicarem reportagens sobre conflitos armados, desastres naturais e epidemias.

A primeira publicação fruto dessa parceria começou a ser postada no último dia 19 de maio. São reportagens e vídeos produzidos pela estudante Talissa Monteiro, que ganhou o concurso de reportagens promovido durante a oficina “Ajuda Humanitária em Pauta – como cobrir conflitos armados, desastres naturais e epidemias”, realizada pela Médicos Sem Fronteiras. A aluna do Centro Universitário de Volta Redonda.  produziu as reportagens após a visita a campos de refugiados em Uganda. 

O objetivo dessa parceria do blog com a Médicos Sem Fronteiras é, segundo Adriana Carranca, estimular nos estudantes de jornalismo o interesse pela cobertura de crises humanitárias que recebem pouca atenção da imprensa mundial e, ao mesmo tempo, aumentar o espaço dedicado às notícias e discussões sobre essas crises. O plano é que a cada ano um estudante ganhe a oportunidade de cobrir uma crise humanitária.

Assinatura Abraji