ESPM e Abraji fortalecem parceria no Congresso
  • 28.08
  • 2025
  • 08:00
  • Samara Meneses

Formação

Acesso à Informação

ESPM e Abraji fortalecem parceria no Congresso

Por mais um ano, a Abraji sediou o 20° Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo no câmpus Álvaro Alvim da ESPM, em São Paulo. O evento, realizado entre os dias 10 e 13 de julho, bateu recorde de público e ampliou a diversidade de temas e de participantes. Professores e estudantes da faculdade colaboraram com a cobertura. 

O professor e jornalista Antonio Rocha Filho destacou o que esse evento representa para a instituição. Segundo ele, sediar o congresso da Abraji é uma experiência única para o curso de jornalismo, pois conecta a ESPM a uma das principais referências em práticas jornalísticas de ponta no Brasil e nas Américas. “É maravilhoso poder não só sediar, mas ser parceiro na organização. Associar o curso de jornalismo à Abraji é um ganho enorme, tanto para a instituição quanto para os estudantes”, afirmou.

A parceria começou em 2023 e, desde então, tem se fortalecido. O professor lembra que esteve diretamente envolvido na vinda do congresso para a ESPM e que, a partir da segunda edição, a faculdade passou a abraçar o evento como parte de sua agenda institucional. Em 2025, a colaboração contou com novas atividades e maior integração entre a organização do congresso e a comunidade acadêmica.

Alunos e professores atuaram na cobertura jornalística, na apresentação de mesas e na produção de conteúdos para os canais da Abraji. Neste ano, um grupo de seis alunas, sob a coordenação da jornalista e professora Bárbara Libório, foi responsável por reportagens, entrevistas e textos publicados no site da entidade. “A gente se preparou primeiro avaliando e analisando muito bem quem eram os convidados, qual era a programação, quais eram as trilhas do congresso e pensando em pautas que pudessem ser transversais, que conversassem com mais de uma palestra e que pudessem, principalmente, trazer aprendizados e pautas de serviço para os jornalistas que veriam esse conteúdo depois do congresso”, explicou Bárbara.

A professora enfatizou também como essa foi uma oportunidade muito rica para as alunas. “É muito significativo ver que os trabalhos que estão sendo relevantes também dentro do congresso, trazendo o conhecimento e a curiosidade delas. Foi um aprendizado muito importante para dentro da faculdade: elas participarem dessas mesas, fazerem perguntas e ainda levarem esse conteúdo para o portal.”

Além dos benefícios acadêmicos, o congresso proporciona um contato direto com jornalistas de referência nacional e internacional, permitindo que os estudantes acompanhem debates sobre temas urgentes e conheçam diferentes formas de atuação no jornalismo. “É aprendizado puro. Eles saem inspirados, com novas ideias e conexões que dificilmente teriam fora de um evento desse porte”, concluiu Rocha Filho. As matérias produzidas pelas alunas da ESPM podem ser conferidas no portal de jornalismo da instituição: https://jornalismosp.espm.edu.br/ 

 

* Foto da capa: Melvin Quaresma

Assinatura Abraji