Especialista do Sebrae ensina caminhos para empreender em jornalismo em webinar com a Abraji
  • 07.11
  • 2024
  • 11:45
  • Laysa Vitória

Formação

Especialista do Sebrae ensina caminhos para empreender em jornalismo em webinar com a Abraji

Para empreender, não é necessário ser apenas um bom jornalista, porque é preciso também uma visão de gestor, afirma Vera Ruthofer, consultora de negócios do Sebrae SP, no webinar “sou jornalista, estou pronto para empreender?”. Promovido pela Abraji, com o apoio do Sebrae, o evento online aconteceu nesta terça-feira, 5 de novembro, e reuniu mais de 150 pessoas interessadas na estruturação de pequenos negócios e veículos de comunicação. 

Contextualizando sobre a importância do autoconhecimento para saber se está pronto para começar a empreender, Ruthofer afirma que é necessário avaliar os próprios pontos fortes e fracos, pois só assim é possível se capacitar para suprir as dificuldades. Ela acrescenta que, independentemente da idade e tempo de mercado, o primeiro passo é estar seguro de que o seu arcabouço de conhecimento é suficiente para abrir o negócio próprio. 

Para iniciar um empreendimento é preciso fazer um plano de negócios bem estruturado para garantir a viabilidade do projeto e sua sustentabilidade a longo prazo, explica a consultora. O plano deve incluir objetivos claros, estratégias de marketing e vendas, definição do público-alvo, além do entendimento sobro mercado e a concorrência. O Sebrae auxilia empreendedores na estruturação do modelo de negócio. 

Outro ponto importante é realizar um planejamento financeiro: “quanto eu tenho de conforto financeiro para me dar tempo de desenvolver um projeto?”, questiona Vera Ruthofer. Ainda, é fundamental definir qual será o investimento inicial, os gastos com a plataforma e quando o projeto começará a ser rentável. A especialista também esclarece que não necessariamente é preciso largar todas as rendas no princípio, sendo possível iniciar aos poucos.  

Ruthofer pontua que o mercado de trabalho muda, e que é necessário se adaptar às transformações com criatividade e atitude. Ela relembra o período em que trabalhou em uma empresa de fitas e áudios, onde, em certo momento, percebeu o movimento de mudança tecnológica e que seria necessário começar a pensar em outros produtos e serviços para recompor a receita dela, porque, em alguns anos, aquele mercado não existiria mais. 

A especialista destaca que, em um mundo globalizado, é importante se destacar usando inovação e criatividade. “A internet permite uma conexão com o mundo, mas também aumenta a concorrência. Então, é necessário pensar, quando for começar a empreender, como pode inovar. E, para isso, é fundamental entender quem é o público-alvo e a persona de marketing do negócio”, comenta.

O networking é um elemento muito importante, porque faz parte das habilidades empreendedoras, segundo a consultora. E essa rede de contatos se constrói através do Linkedln e da participação em eventos, por exemplo. 

“Networking não é conhecer pessoas, mas sim se conectar com elas. Eu brinco muito que todo mundo pode pegar meu telefone, mas não adianta só falar que tem o número. Porque é preciso construir um relacionamento, então, isso tem fundamental importância quando a gente precisa ligar e pedir uma ajuda, dica, indicação ou uma matéria”, completa. 

Digital, IA e jornalismo 

A consultora de negócios do Sebrae aponta que o jornalismo digital é uma tendência que cresce muito rápido, e que assim como todo universo digital está muito dividido em nichos. Ela também pontua que atualmente muitas pessoas criam seu próprio conteúdo na internet, com isso, elas estão se tornando e transformando o mercado. 

“É importante lembrar que, principalmente, o jornalista tem um impacto muito forte na formação de opinião de uma sociedade inteira. Então, é necessário ter responsabilidade na apuração, na escolha das fontes e na checagem das respostas”, afirma Vera Ruthofer sobre a presença do jornalismo no ambiente digital.

Em relação à inteligência artificial, Ruthofer afirma que é preciso tirar o preconceito em relação à IA, porque as ferramentas de tecnologia podem ajudar o  empreendedor em vários processos. 

A capacidade de recomeçar

“É preciso empreender com confiança, persistência e atitude", segundo Vera Ruthofer. Ela comenta que é necessário se preparar para os desafios e incertezas. Por isso, a resiliência também será uma aliada na jornada. Além disso, é importante o apoio da família e dos colegas nesse processo, que não é fácil, porque empreender sozinho é muito solitário e, na maior parte das vezes, pode não levar a uma jornada de sucesso.

A especialista explica ainda que empreender, às vezes, significa quebrar e recomeçar, por isso a persistência e o planejamento financeiro são tão necessários. Ruthofer também destaca que não é preciso esperar o momento perfeito para iniciar a empreender. Pode se começar com pequenos passos e ir se aprimorando continuamente. E alerta que só se aprende com os erros, mas que é necessário corrigi-los rapidamente.   

Abraji e Sebrae 

Adriana Garcia, secretária-executiva da Abraji, também participou do webinar e reafirmou o compromisso da organização com os jornalistas independentes e que a Abraji vai “buscar os próximos passos para atender cada vez melhor a comunidade”. Além disso, sinalizou o desejo de fortalecer a parceria com o Sebrae e lembrou que a Abraji tem diversos cursos que podem auxiliar na formação de projetos jornalísticos sustentáveis. Clique neste link para acessar a área de cursos da Abraji. 

O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) oferece suporte e incentivo aos empreendedores através de capacitações e treinamentos em áreas como marketing e gestão financeira, além de ofertar consultorias personalizadas e suporte na formalização de negócios.
 

Assinatura Abraji