Escândalo do INSS, COP30 e mais grandes pautas no 20º Congresso
  • 08.07
  • 2025
  • 11:48
  • Abraji

Acesso à Informação

Escândalo do INSS, COP30 e mais grandes pautas no 20º Congresso

O 20º Congresso da Abraji vai trazer temas quentes da cobertura atual, além de discussões sobre o futuro do jornalismo e a liberdade de imprensa. A programação já está disponível no site e os congressistas devem reservar as atividades das quais querem participar.

A fraude no INSS será uma das pautas do evento. O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, será sabatinado na sexta-feira, às 9h30, pelos jornalistas Basília Rodrigues e Breno Pires, da direção da Abraji, e pelo repórter Luiz Vassallo, que foi responsável pela descoberta das cobranças indevidas por associações e empresas nos vencimentos de aposentados e pensionistas.

No mesmo dia, às 16h30, Vassalo, Breno Pires e a jornalista Geralda Doca se reúnem na quadra da ESPM, onde vão contar aos congressistas como foram os bastidores dessa apuração.

A COP30 e a crise climática serão temas de diversas mesas e oficinas do Congresso. Na sexta-feira, às 11h30, a CEO da COP30, Ana Toni, será sabatina sobre esses temas pelas jornalistas Catarina Barbosa, diretora da Abraji, Molly Peterson e Thais Bilenky. A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, estava programada para uma sabatina, mas, de acordo com sua assessoria, ela teve de cancelar em virtude de uma convocação de viagem ao Espírito Santo feita pelo presidente Lula.

As duas sabatinas com os ministros ocorrerão no Teatro da ESPM, com transmissão ao vivo.

Vale lembrar que, assim como em 2024, neste ano as programações foram organizadas em trilhas temáticas que abordam diferentes aspectos do jornalismo investigativo. Nos três primeiros dias do evento, serão realizadas as atividades do Congresso e do XII Seminário de Pesquisa em Jornalismo Investigativo. Já o quarto e último dia será dedicado totalmente à 7ª edição do Domingo de Dados.

Além disso, a reserva de vagas já está disponível. Dessa forma, além de o participante poder filtrar a atividade de acordo com as trilhas temáticas que lhe interessam, também pode garantir a sua entrada, uma vez que as vagas serão limitadas e distribuídas por ordem de reserva. Para saber mais sobre isso, clique aqui.

Mais destaques da programação

Outros destaques da programação serão a série de discussões sobre autoritarismo. No primeiro dia, haverá uma mesa dedicada ao tema na América Latina, a "Desafios e propósitos do jornalismo na cobertura eleitoral em contextos autoritários na América Latina", com foco no contexto eleitoral da região. No segundo dia, a programação traz um debate sobre como jornalistas podem cobrir governos autoritários, intitulada "Crises democráticas e autoritarismos: caminhos e desafios da cobertura jornalística", com a participação do chefe da sucursal da Casa Branca no The Washington Post, Tolu Olorunnipa. 

Já no terceiro dia do evento, acontece a mesa "O que a eleição de Trump prevê sobre a disputa presidencial de 2026 no Brasil?", que discutirá os possíveis impactos da eleição de Donald Trump nos Estados Unidos sobre a corrida eleitoral brasileira de 2026. 

Também contaremos com a participação de palestrantes internacionais, que irão ampliar as fronteiras do aprendizado a partir das suas diferentes perspectivas e vivências. Leia, aqui, sobre os convidados internacionais do Congresso.

O Congresso

Patrocinam o 20º Congresso: John S. Knight Fellowships, Google, Uber, World, Novo Nordisk, Cloudwalk, Transparência Internacional - Brasil, Grupo Globo, Jusbrasil, Abracom (Associação Brasileira das Agências de Comunicação), Alma Preta, Textual Comunicação, I'Max Communicate More, SBCBM (Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica), Itaú, AFD (Agende Française de Développement), revista piauí, Poder360, Projor (Instituto Para o Desenvolvimento do Jornalismo), R Consortium, ITS (Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio), RSF (Repórteres sem Fronteiras), Artigo 19, Python Software Foundation, Amado Mundo, Tokio Marine Seguradora, AMD (Associação dos Magistrados Brasileiros) e The Journalism Company.

São apoiadores de conteúdo: YouTube, Basília Rodrigues Comunicação, Forbidden Stories, UNAIDS, Pulitzer Center, Fundação Lemann e Revista Cenarium. 

São parceiros institucionais: Fórum de Direito de Acesso a Informações Públicas, GBR Comunicação, Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Coalizão em Defesa do Jornalismo (CDJor), Covering Climate Now, Chef Keila Aviano, Transmídia, GloboNews, Folha de S. Paulo, Eficientes, Abert, SEJ (Society of Environmental Journalists), Agência Mural, Portal Imprensa, Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação), Galápagos Newsmaking, DiversaCom, ANJ (Associação Nacional de Jornais), Pacto Pela Democracia e Oboré. 

Serviço

20º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji
Local
: ESPM - Campus Álvaro Alvim
Endereço: Rua Doutor Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo
Data: 10 a 13 de julho de 2025
Mais informações: congresso.abraji.org.br 
 

Assinatura Abraji