• 13.05
  • 2014
  • 13:00
  • Fernanda Maranha

Equipe do Extra assina reportagem de capa em reação a agressão sofrida por colegas

Em reação à violência sofrida por equipe do Jornal Extra na última sexta-feira (10.mai.2014), todos os jornalistas da redação do jornal assinaram o texto que estampou a capa de hoje (13.mai.2014).  

A equipe foi ameaçada enquanto cobria uma operação da Polícia Federal relacionada à investigação de fraudes no plano de saúde dos Correios. O veículo em que estavam a repórter Flávia Junqueira, o fotógrafo Fábio Guimarães e o motorista Bruno Guerra foi atingido pelo carro de João Maurício Gomes da Silva (conhecido como Janjão), suspeito de envolvimento no esquema. A notícia da capa de hoje informa que a Policia Civil abriu inquérito para o caso e vai ouvir Janjão.

Octávio Guedes, diretor de redação do Extra, conta que mandou um e-mail para a redação em que perguntava quem gostaria de contribuir com a assinatura, enfatizando que ela não era obrigatória. A iniciativa obteve 100% de adesão. “Isso é uma resposta à violência sofrida, dizendo que nós vamos continuar fazendo jornalismo”, diz Guedes a respeito do feito que, segundo ele, uniu a equipe em defesa da ação jornalística.

Guedes se preocupa com a violência ao jornalismo e acredita que ela está em uma escalada: “Todo mundo que é tolerante ou justifica qualquer tipo de violência está sendo cúmplice de uma violência maior”, afirma.

O diretor de redação ainda destaca que o Extra vai adotar essa iniciativa como procedimento padrão às suítes de matérias referentes a jornalistas agredidos.

A Abraji emitiu nota de repúdio à agressão, cobrando investigação do caso.

Assinatura Abraji