• 25.07
  • 2007
  • 16:31
  • -

Época traz matéria sobre livro da Abraji

A revista Época do dia 22 trouxe duas páginas de reportagem sobre os livros 50 anos de crimes, segundo volume da coleção Abraji/Record, e Crimes que abalaram o Brasil, da Editora Globo. Sob o título “Mais macabros que a fantasia”, Celso Masson diz que “dois novos livros, uma coletanea de reportagens policiais e uma "antologia" de crimes famosos mostram por que a literatura nem sempre supera a realidade”.

Na matéria, Masson descreve algumas reportagens publicadas no livro da Abraji, organizado por Fernando Molica, e diz que “alguns desses textos fizeram mais história que os crimes aos quais se referem. É o caso da série que David Nasser publicou em O Cruzeiro sobre o assassinato de Aída Curi, em 1958.”  50 anos de crimes mostra a trajetória do crime no Brasil por meio de uma seleção de reportagens policiais entre os anos 50 e 90.  A seleção procurou mostrar reportagens que, de alguma forma, traduzissem o espírito da época em que foram feitas: revelam crimes, criminosos e os próprios jornalistas. Comentários sobre os bastidores e o contexto das investigações, produzidos pelos autores das reportagens ou por jornalistas que cobriram ou acompanharam os casos tratados no livro, enriquecem cada capítulo.

O outro livro citado, Crimes que abalaram o Brasil, foi escrito pela equipe de reportagem do programa Linha Direta, da TV Globo e reconstitui casos famosos, como os do assassino Chico Picadinho. “Ainda que sem o frescor característico da reportagem que relata os casos em primeira mão, as histórias contadas no livro têm o mérito da ponderação. Apoiados em farta pesquisa, os autores traçam cenários mais amplos e menos parciais que os de algumas cobertura, feitas segundo os prazos apertados de cada edição de jornal”, afirma Masson.

 

Leia a íntegra da matéria no arquivo abaixo, em PDF.

Assinatura Abraji