Entrevistas no Instagram da Abraji já reuniram 17 profissionais de imprensa
  • 21.07
  • 2020
  • 15:47
  • Abraji

Formação

Entrevistas no Instagram da Abraji já reuniram 17 profissionais de imprensa

Desde que a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lançou o projeto das lives semanais, 17 jornalistas de várias regiões do país foram entrevistados. A ideia é mostrar a importância do trabalho dos profissionais de imprensa, os desafios e os bastidores da apuração. A segunda rodada terá nova dinâmica e outros temas.

Na primeira fase, a questão central foi o jornalismo e a pandemia, os desafios de fazer jornalismo no interior e nas fronteiras do país, e outros temas relacionados ao Programa Tim Lopes. “A ideia continua sendo conhecer técnicas, enfatizar a importância da informação confiável. Mas, na nova etapa, a discussão amplia-se, com enfoque não necessariamente ligado à pandemia”, explica Adriana Barsotti, diretora da Abraji.

As lives da Abraji serão uma vez por semana, às terças ou quintas-feiras, às 21h. A cada quinze dias, Angelina Nunes, coordenadora do Programa Tim Lopes, conversa com jornalistas sobre sobre segurança e dificuldades de trabalho em áreas remotas do país. 

A próxima está marcada para quinta, 23.jul.2020, com o repórter Mauro König, com foco nos riscos e boas práticas do jornalismo investigativo. Com quase três décadas de profissão, ele já recebeu 38 prêmios nacionais e internacionais de jornalismo, entre eles o Maria Moors Cabot Prize, concedido pela Columbia University, o CPJ International Press Freedom Awards e o Global Shining Light Award, além de dois prêmios Esso e dois Vladimir Herzog.

Na terça-feira 28.jul.2020, Barsotti conduzirá a entrevista com Pedro Burgos, um dos maiores especialistas em jornalismo de dados do Brasil.

A íntegra das conversas está disponível no Instagram.
 

Assinatura Abraji