Empresa de tecnologia alemã ajuda a criar servidores de investigação para jornalistas brasileiros
  • 15.08
  • 2024
  • 15:00
  • Abraji

Formação

Acesso à Informação

Empresa de tecnologia alemã ajuda a criar servidores de investigação para jornalistas brasileiros

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a investigativedata.io fecharam uma parceria para oferecer descontos para jornalistas brasileiros associados(as) à Abraji criarem servidores na internet. O objetivo é facilitar investigações sensíveis feita por jornalistas profissionais e com grande quantidade de dados.
 
A investigativedata.io é uma organização alemã tecnológica que fornece ferramentas e serviços de pesquisa para o jornalismo. Foi criada por Simon Wörpel, ex-jornalista investigativo de dados do CORRECTIV, veículo de notícias alemão sem fins lucrativos.  “Nosso foco principal é ajudar as organizações a enfrentar desafios tecnológicos complexos em relatórios de dados que envolvem grandes conjuntos de dados ou vazamentos. Um de nossos principais serviços é configurar e executar instâncias internas do Aleph para redações”, comenta.
 
O Aleph é uma ferramenta de pesquisa de código-aberto criada pelo Organized Crime and Corruption Reporting Project (OCCRP). A ferramenta foi criada para ajudar jornalistas investigativos a rastrear pessoas e empresas, geralmente como parte de suas investigações de corrupção, mas agora se expandiu para ser usada em grandes investigações pesadas. Segundo Wörpel, é importante observar que o investigativedata.io não é um veículo de notícias e não é concorrente do OCCRP. “Temos uma relação de colaboração com o OCCRP e estamos contribuindo constantemente para o desenvolvimento de código-aberto do Aleph”, adiciona.
 
A  Abraji também é parceira do OCCRP no Aleph original, que possui centenas de bases de dados de diversos países sobre pessoas e empresas de interesse público e várias funcionalidades embutidas para pesquisa e cruzamento de informações. Mensalmente milhares de dados de interesse do Brasil são enviados para o Aleph original. Veja mais sobre o Aleph original e como usar por meio deste link

Como funciona o trabalho da investigativedata.io

A investigativedata.io ajuda as organizações a criar seu próprio servidor privado do Aleph com suas funcionalidades de pesquisa e cruzamento de informações, usando sua própria infraestrutura ou em parceria com o provedor de hospedagem segura FlokiNET. Isso tem duas vantagens: servidores fora das jurisdições da América Latina/EUA e uma redução dos custos mensais da nuvem. Além disso, a empresa ajuda a fazer diversos tipos de tarefas de engenharia de dados em torno do Aleph, ajudando a obter novos dados e a contribuir para vários projetos editoriais. Exemplos de trabalhos podem ser vistos neste link

Segundo a investigativedata.io, seus clientes incluem grandes veículos de notícias e organizações sem fins lucrativos nos EUA e na Europa, bem como redações independentes no exílio. “Temos orgulho de sermos capazes de nos adaptar às necessidades individuais e às situações fiscais de nossos clientes, especialmente no setor sem fins lucrativos. Portanto, nenhuma solicitação é pequena demais ou não merece uma consideração séria”, afirma.

Associadas(os) profissionais da Abraji podem entrar em contato com a investigativedata.io e pedir uma reunião gratuita online para conhecer melhor os serviços e discutir possibilidades de projetos. E também são elegíveis para o preço pago por ONGs - 20% de desconto nas taxas do pacote básico.

O pacote básico da ONG inclui o seguinte:

- Primeiro 1 TB de armazenamento incluído
- Gerenciamento de acesso para usuários e grupos de pesquisa
- Infraestrutura de servidor gerenciada em diferentes jurisdições (em colaboração com a FlokiNET)

Segurança:

- Autenticação de vários fatores
- Criptografia em repouso
- Opcional: Traga seu próprio provedor de VPN ou OICD
- Atualizações de segurança, atualizações de software, manutenção do Aleph
- Workshop de integração de 1 dia
- Backups em diferentes jurisdições

A empresa também diz que reconhece que algumas organizações e jornalistas podem não ter condições de arcar com todas as taxas. Por isso, inclui uma linha em que "nenhuma solicitação é pequena demais ou não merece uma consideração séria" para abrir negociações.

Interessados podem escrever para o e-mail [email protected] e mencionar que é associada(o) da Abraji para obter descontos.
 
Clique aqui e veja como se associar à Abraji.
 

Assinatura Abraji