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- 27.02
- 2025
- 17:02
- Ramylle Freitas
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Empreender no jornalismo: conheça as dicas do webinar da Abraji e do Sebrae
Nesta terça-feira (25 de fevereiro), aconteceu o webinar “Como empreender no jornalismo?”, um evento online e gratuito, exclusivo para jornalistas, resultado da parceria entre a Abraji e o Sebrae. Durante a live, mediada pela jornalista e consultora de negócios do Sebrae-SP Vera Ruthofer, a jornalista falou sobre autoconhecimento, preparação financeira, gestão de negócios, estratégias de marketing, dentre outros temas pertinentes para começar a empreender no jornalismo.
O webinar foi um momento para debater empreendedorismo e sanar dúvidas. Como um dos primeiros passos para começar a empreender, Ruthofer falou sobre a importância do autoconhecimento, questão essencial para refletir sobre erros e acertos. “Quando você entende quais foram os passos que você não fez corretamente ou o que mudou, você consegue empreender e tentar de outra forma."
A jornalista reitera, também, a relevância de criar um planejamento financeiro e como a internet permite diversos investimentos.
''O universo online, tanto para comunicação publicitária quanto para jornalistas, trouxe todo mundo para o mesmo patamar. Hoje temos portais que falam sobre economia, entretenimento, que são espaços pequenos e tem condições mínimas. Então é importante que a gente olhe para a questão da preparação financeira.”
Valores, inovação e criatividade
Buscar um diferencial competitivo no mercado é uma questão pertinente quando se pensa em empreender. Segundo Ruthofer, inovação não é apenas sobre novas tecnologias. É encontrar uma maneira de fazer algo que já existe, de forma diferente. Ela pontua que é necessário desenvolver habilidades empreendedoras como gestão financeira, gestão de tempo e gestão de marketing, mas, sobretudo, definir os valores de sua empresa, para ser referência no seu nicho.
“Como vou pensar em fazer alguma coisa no universo jornalístico de forma inovadora? Quem é o seu público? Quem você quer alcançar? Como você quer ser vista por ele? É importante ter esse autoconhecimento'', refletiu a jornalista.
Para ela, é preciso entender que os pilares que formam o seu negócio, passam por você. Ou seja, o empreendedor precisa ter conhecimento de todos os aspectos da sua empresa. “Não precisa ser excepcional em todos eles, mas precisa ter um bom conhecimento.”
Além disso, a jornalista orienta olhar primeiramente para o microambiente e, depois, para o macro. Dessa forma, é possível explorar o nicho que você deseja trabalhar e conhecer o seu público.
“Eu preciso olhar para o universo que estou inserido: quais são as possibilidades? Quem são meus concorrentes? Qual é a situação da minha região? Lembre-se de que as pessoas que você vai impactar e gerar relacionamento, num primeiro momento e para você ter consistência, são as pessoas mais próximas de você."
Como transformar o jornalismo num produto que gere receita
De acordo com Ruthofer, uma das principais formas de adquirir receita publicitária é se tornar referência na temática em que seu empreendimento atua. "Quais são as possíveis instituições e fontes de receitas que não vão conflitar com os meus valores e vou me manter íntegra na minha capacidade de ser influenciadora em uma determinada temática?"
Ela comenta que criar a noção para um leitor de que o jornalismo é um produto de valor não é uma tarefa simples, mas que o caminho para se tornar referência é ter consistência.
''A gente não vai conseguir convencer a sociedade que a blogueira X e a influenciadora Y não são as melhores pessoas para falar de investimento. O que a gente precisa tentar é o caminho contrário: como eu me coloco para esse público para ser referência nesse tema? Com consistência."
Vera Ruthofer pontua, também, sobre como é essencial definir o seu modelo de negócio e ter uma boa gestão: qual o seu propósito? Quem são seus parceiros? De onde vem a sua receita? Essas são tarefas relevantes quando se deseja empreender, assim como definir estratégias de marketing através das diversas plataformas disponíveis atualmente (como o Google Analytics) e a projeção financeira.
''O Sebrae se concentra na gestão e hoje a gente sabe que muitas empresas que têm a sua morte decretada é por causa da gestão, por não estarem preparadas para fazer a gestão do seu negócio.”
Programa jornalista empreendedor
Caso você já possua uma empresa na área de comunicação, a Abraji e o Sebrae irão oferecer três aulas gratuitas nos dias 11, 18 e 25 de março, também virtuais. Você pode se inscrever clicando neste link. Empresários(as), mesmo MEI ou responsáveis por pequenos negócios, que participarem das três aulas terão acesso ao Programa Jornalista Empreendedor.
O programa disponibiliza aos participantes uma Consultoria Diagnóstica (gratuita e individual) sobre planos de negócios, com um relatório de recomendações sobre desenvolvimento empresarial e certificado de participação.
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