Em um episódio especial do podcast, Bruno Quintella e Alexandre Medeiros conversam sobre os 20 anos do assassinato de Tim Lopes
  • 01.06
  • 2022
  • 11:00
  • Abraji

Liberdade de expressão

Em um episódio especial do podcast, Bruno Quintella e Alexandre Medeiros conversam sobre os 20 anos do assassinato de Tim Lopes

O jornalista Tim Lopes foi sequestrado, torturado e executado por traficantes, no Complexo do Alemão em 2.jun.2002, quando realizava a produção de uma reportagem. Passados vinte anos, o quadro Conteúdo sem fronteiras, que faz parte do podcast Jornalismo sem trégua, do Programa Tim Lopes, traz um episódio especial sobre o legado do jornalista assassinado. Os dois convidados para o podcast são Bruno Quintella e Alexandre Medeiros. O episodio estará disponível nas principais plataformas de streaming a partir de 0h.

Bruno Quintella é jornalista, produtor e roteirista. Em 2011, fez parte da equipe da Globo que recebeu o prêmio Emmy Awards por uma cobertura no complexo do Alemão. Filho de Tim Lopes, ele idealizou e roteirizou o documentário “Tim Lopes - Histórias de Arcanjo”, que teve a direção de Guilherme Azevedo e foi o vencedor de Melhor Documentário do Festival do Rio em 2013. No ano seguinte, também venceu na categoria Melhor Filme Estrangeiro no San Diego Black Film Festival. 

O jornalista acredita que seu pai ficou conhecido pelo modo como observava a diversidade nas redações e nas pautas em que trabalhou. “Ele chegava para as pessoas e falava: ‘Aqui, nessa redação, preto anda de cabeça erguida’. Já começava a chegar desta forma, assim é que ele recebia as pessoas”, explicou. Quintella destacou que a característica de Tim Lopes de estar atento, vigilante, prestando atenção em tudo que acontecia também pode ser considerado um legado.

O Jornalista e escritor Alexandre Medeiros tem mais de 40 anos de atuação na imprensa, tendo conquistado alguns prêmios de Jornalismo, como Esso, Tim Lopes de Jornalismo Investigativo e Embratel. É editor de conteúdo no Sindicato dos Professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (AdUFRJ) e conselheiro efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). É autor de “Batuque na cozinha” (Casa da Palavra/Editora Senac Rio, 2004) e coautor de “Se liga nessa: Você e os outros” (Editora Senac Nacional, 2006) e “Convivência: você e suas relações sociais” (Editora Senac São Paulo, 2016).

Durante a conversa, Alexandre disse que acredita que um dos legados de Tim Lopes para o jornalismo são suas habilidades profissionais. “A coisa de você conseguir circular, antever as coisas, e pautar a si mesmo. Isso aí era uma coisa que ele sabia fazer como ninguém”, afirmou. Ele destacou ainda a característica de Tim Lopes de intuir sobre o que iria se tornar notícia massificada em pouco tempo. “Ele era o cara que saía pela rua caminhando pelas andanças dele no bairro com os amigos, e onde eles circulavam, ele tinha um faro para comportamento”, explicou. 

A entrevista foi realizada por chamada de vídeo, por Zoom. A conversa foi mediada pela coordenadora do programa, Angelina Nunes.

O assassinato de jornalista Tim Lopes também foi o tema da primeira temporada do podcast Jornalismo sem Trégua, que relata as investigações policiais, a caçada de 109 dias ao mandante do assassinato, o traficante Elias Maluco, e o julgamento dos acusados. Essa temporada mostra as mudanças da imprensa na cobertura policial e no uso de equipamentos de segurança. Trata também da criação da Abraji.

Jornalismo sem trégua e Conteúdo sem fronteiras estão disponíveis no Spotify e em todos os aplicativos que reproduzem podcast, incluindo o perfil da Abraji no YouTube. 

Primeiro Episódio | Edu Carvalho e Enderson Araújo

No episódio de estreia do quadro Conteúdo sem fronteiras, os convidados abordaram as dificuldades de produzir conteúdo nas comunidades, a construção de novos veículos, a disseminação do conteúdo produzido e o uso de plataformas, além de questões de segurança. As diferenças entre produzir conteúdo dentro e fora das comunidades também foram tratadas no bate-papo. 

Clique aqui para ouvir

Segundo Episódio | Elvira Lobato e Leticia Kleim

O segundo episódio do quadro contou a história da jornalista Elvira Lobato, que foi vítima de assédio judicial, em 2008, ao publicar uma reportagem em que revelava os negócios de uma rede de empresas ligadas à Igreja Universal do Reino de Deus. Foram 111 ações judiciais realizadas por fiéis e pastores que exigiam sua presença em audiências por todo o país (às vezes, marcadas nos mesmos dias e horários). A outra convidada do episódio é a assistente jurídica da Abraji, Leticia Kleim, que falou sobre os casos de assédio judicial contra jornalistas no Brasil.

Clique aqui para ouvir

Terceiro Episódio | Kátia Brasil e Marcos Wesley

As dificuldades e os riscos na produção de jornalismo na região Amazônica é o tema do terceiro episódio com os jornalistas Kátia Brasil, da Amazônia Real, e Marcos Wesley, do Tapajós de Fato. Eles conversaram com a coordenadora do Programa Tim Lopes, Angelina Nunes, e contaram em detalhes as ameaças que sofreram e sofrem em consequência do trabalho que estão desenvolvendo na região.  

Clique aqui para ouvir

O Programa Tim Lopes é realizado pela Abraji com financiamento da Open Society Foundations. O nome do programa é uma homenagem ao repórter Tim Lopes, assassinado em 2002, no Rio de Janeiro. A coordenação é da jornalista Angelina Nunes.

Assinatura Abraji