• 09.10
  • 2014
  • 07:42
  • -

Em parceria com universidades, Abraji promove debate sobre jornalismo de dados em SP

Após o sucesso do evento "Quem mexeu no meu jornalismo?" em maio deste ano, professores de cinco importantes escolas de jornalismo se reúnem novamente no próximo 21 de outubro no debate "Quem mexeu no meu jornalismo de dados?", para discutir as tendências e influências dessa área em expansão com dois especialistas: o norte-americano Alexander Howard (E Pluribus Unum, EUA) e o brasileiro Fabio Malini (Universidade Federal do Espírito Santo).

O bate-papo, realizado com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo e da Abraji, acontecerá em São Paulo, no Teatro Cásper Líbero (Av. Paulista, 900 - 1º andar) das 9h às 12h. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via formulário on-line. Haverá também transmissão ao vivo pela internet.

Howard e Malini serão entrevistados por docentes da Escola de Comunicação e Artes – USP, ESPM, Faculdade Cásper Líbero, Pontifícia Universidade Católica – PUC-SP, Universidade Anhembi Morumbi e Universidade Presbiteriana Mackenzie sobre os avanços recentes no jornalismo de dados e seus impactos sobre o trabalho jornalístico e sobre o público.

Os debatedores

Alexander Howard já trabalhou no Tow Center for Digital Journalism at Columbia Journalism School e também no Ash Center for Democratic Innovation and Governance em Harvard. Foi o primeiro e único correspondente de Washington para o O’Reilly Media e atualmente é colunista no TechRepublic. É também fundador e editor chefe do “E Pluribus Unum”, um veículo focado em governo aberto, tecnologia e inovação.

Fábio Malini é Mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/CNPQ – ECO-UFRJ (2002) e Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor adjunto III do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o Labic (Laboratório de pesquisa sobre Internet e Cultura). É Pesquisador no CIBERCULT – Laboratório de Pesquisa em Comunicação Distribuída e Transformação Política. Atua como realizador multimídia, com trabalhos jornalísticos com enfoque na realização de sites e aplicativos. Atua na pesquisa aplicada com big data, narrativas e análises de redes sociais, coordenando atualmente a pesquisa “Cartografia das Controvérsias na Internet”, em parceria com a ECO/UFRJ

Os entrevistadores

Beth Saad – Professora Titular da ECA-USP – Departamento de Jornalismo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa COMMAIS e do curso de especialização lato senso DIGICORP.

Caru Schwingel – Doutora em Ciberjornalimo e mestra em Cibercultura (PósCom/UFBA) Professora de Cibercultura na ESPM/SP onde também é pesquisadora associada ao ESPM Media Lab.

Daniela Osvald Ramos – Professora de Jornalismo Online e orientadora do Jornal do Campus na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Pesquisa comunicação digital aplicada ao jornalismo no grupo de pesquisa Grupo de Pesquisa COMMAIS

Leonardo Sakamoto – Jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil e blogueiro do portal UOL.

Rafael Fonseca Santos – É professor do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi e da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua principalmente com os temas autoconsciência das personagens, dialogismo, carnavalização, Capote e Novo Jornalismo.

Renato Rovai – Jornalista, editor da Revista Fórum, blogueiro, doutorando pela UFABC  e professor de jornalismo digital na Faculdade Cásper Libero.

SERVIÇO

Quem mexeu no meu jornalismo de dados?

Data: 21 de outubro de 2014, das 9h às 12h

Local: Teatro Cásper Líbero - Av. Paulista, 900/1º andar - São Paulo/SP

Inscrições: gratuitas via formulário on-line

Assinatura Abraji