- 18.08
- 2011
- 14:43
- -
Em parceria com a Abraji, INSI cria braço na América Latina com sede no Brasil
O Instituto Internacional de Segurança da Imprensa (INSI) juntou forças com a Abraji para criar uma nova organização. O INSI América Latina, que não tem fins lucrativos, vai trabalhar para promover a segurança dos jornalistas na região.
Marcelo Moreira, vice-presidente da Abraji e conselheiro do INSI global, será o diretor do INSI América Latina e irá estruturar sua operação. Neste primeiro momento, o instituto começará seu trabalho compartilhando espaço com a sede da Abraji em São Paulo, mas a intenção é de se espalhar pela região como uma fonte para profissionais que precisem de conselhos e orientação sobre segurança.
“Estamos diante de um dos momentos mais importantes no que diz respeito à segurança dos jornalistas na América Latina. A partir da experiência do INSI Global vamos poder desenvolver mais de perto as práticas que podem diminuir o risco dos jornalistas em seu trabalho aqui na região", contou Marcelo Moreira.
Uma vez em operação, o INSI América Latina vai trabalhar de forma independente, mas seguindo os princípios do código de segurança, as práticas do INSI e sempre alinhados com o quartel-general do INSI nos projetos de treinamento e no intercâmbio das informações sobre segurança. “Este é um grande momento no desenvolvimento Global do INSI e nos estamos muito contentes e ter a Abraji como parceira” afirmou o diretor do INSI, Rodney Pinder.
Segundo o presidente da Abraji, Fernando Rodrigues, "a iniciativa de ter uma seção INSI na América Latina, com sede no Brasil, é um grande passo no sentido de proporcionar melhores condições de segurança para os milhares de jornalistas da região. A Abraji tem orgulho de ser parceira do INSI e estou certo de que este empreendimento será um marco em termos de produzir um jornalismo melhor não só no Brasil, mas em toda a América Latina”.
A parceria é natural, uma vez que a Abraji foi criada em resposta ao assassinato do jornalista Tim Lopes em 2002, se dedica a melhorar o jornalismo no Brasil e preza pela boa condição de trabalho dos jornalistas. Já o INSI busca garantir a segurança de todos os profissionais da mídia noticiosa. O 6º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela a Abraji, contou com a participação do diretor do INSI Rodney Pinder no curso “Medidas de proteção para jornalistas em cobertura de conflitos armados”.