• 03.09
  • 2008
  • 13:31
  • Abraji

Em mais de cem cidades brasileiras, candidatos a prefeito não têm concorrentes

Se as eleições fossem hoje, candidatos a prefeito disputariam sozinhos o pleito em 127 municípios, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O fato de não haver concorrentes não invalida as eleições. Para serem eleitos, os candidatos a prefeito desses municípios terão de atingir a maioria dos votos válidos (que não considera brancos e nulos), informa o tribunal, por meio de sua assessoria de imprensa. Assim, eles podem ser conduzidos à prefeitura com apenas um voto.  

Estão praticamente eleitos os políticos que disputam a prefeitura em Lajedinho (BA), Alto Horizonte (GO), Santa Rita do Ibitipoca (MG), Miraselva (PR) e Lavandeira (TO), por exemplo. Todos os 127 municípios têm menos de 200 mil eleitores, de acordo com o TSE. 

A região Sul concentra a maior parte das cidades com chapas únicas. São 58, o que corresponde a 46%. Na seqüência, estão Sudeste (31%), Nordeste (13%), Centro-Oeste (7%) e Norte (3%).
 
Romualdo Milanese, que concorre à prefeitura de Boa Esperança (ES) pelo PMDB, diz que o fato de estar praticamente eleito não diminui seus esforços na campanha. A luta, segundo ele, é para conseguir uma votação representativa que dê respaldo à sua administração pública. "Não é porque sou candidato único que estamos cruzando os braços. Estamos trabalhando ainda mais para legitimar o processo".

Milanese relata que tem visitado áreas rurais, feito reuniões com associações de moradores e entidades de classe. Também conta com carros de som e programas de rádio em sua campanha.

Ele diz que a notícia de não ter concorrentes causou estranhamento na população e em seu comitê. Segundo Milanese, será a primeira eleição de Boa Esperança com apenas um candidato à prefeitura. "Quando não apareceu nenhum outro, achamos estranho. A culpa não foi nossa, mas dos outros partidos que não quiseram lançar candidatos".

Assinatura Abraji